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DINÂMICAS PARA A PÁSCOA










COELHINHO SAI DA TOCA
Espalhar vários bambolês  ou desenhar  vários círculos no chão . Esses círculos serão as tocas dos coelhinhos.  Dentro de cada bambolê (toca) ficará uma criança (coelhinho)  e  outros "coelhinhos perdidos" ficarão no centro do círculo formado pelos bambolês.  Ao ser dado o sinal: "Coelhinho sai da toca" todos devem sair de suas tocam e tentar ocupar uma nova toca, inclusive os coelhinhos perdidos" . Quem não conseguir entrar fica no centro, esperando nova oportunidade. A brincadeira continua até que haja motivação.

CHICOTINHO QUEIMADO COM OVOS
Dividir as crianças em duas ou mais equipes.
Esconder os mini ovos confeccionados com TNT ou outros materiais em diversos locais. Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.
Quente: perto
Frio: longe.
Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencedora.


CORRIDA DA COLHER
Material: Ovos cozido (2 ovos por equipe), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.
Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha. A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e conduzir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.

O COELHO MANDOU
Material: orelha de coelho.
Em círculo e um aluno no centro será o coelho este usará as orelhas e terá o objetivo de mandar o restante executar 3 movimentos com o corpo. Após escolherá outro do grupo para ser o coelho.

JOGO DA MEMÓRIA DA PÁSCOA
Material: Cartões com desenho de ovos de páscoa e de coelhinhos, cortados ao meio.
Espalhar uma das metades dos cartões por diversos lugares.
Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões para elas, um para cada criança.
Os cartões deverão ficar virados com o desenho para baixo até que seja dado o sinal.
Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.

QUEM É O COELHO?
Material: um lençol.
Em círculo e sentados, um aluno se afasta e outro se posiciona no centro do círculo representando o coelho. Este aluno se cobrirá com o lençol. O aluno que se afastou retorna e toca no aluno coberto que terá que cantar: “Eu sou, eu sou, eu sou o coelho da Páscoa”. E o aluno terá que descobrir quem é o coelho! A brincadeira continua até todos participarem.

CORRIDA DO COELHO
Materiais: 2 ovinhos de TNT
Dividir a turma em duas equipes e demarcar um lugar de saída e um de chegada. Dado o sinal do professor os primeiros da coluna terão que correr até o lugar determinado, pegar o ovo e retornar para sua equipe entregando o ovo para o próximo da fila. Este terá que levar o ovo até o lugar novamente e retornar para que o próximo inicie. Assim sucessivamente.

CORRIDA DE NARIZ
Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Colocam-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver uma bolinha de papel, representando ovinhos, para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.
Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.


Hop... Hop... COELHINHO!
Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. 
Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "Hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "Hop”. Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "Hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo...