Projeto:
Saltando dos Livros
Justificativa
Oportunizar as crianças a vivência de situações de leitura através da abordagem de diferentes manifestações literárias proporcionando-lhes prazer na medida em que atende as necessidades de ludismo e de informação da criança.
Música
Objetivo: Interessar-se pela leitura de diferentes tipos, como fonte de prazer e entretenimento.
Desenvolvimento:
•Paródia de histórias
•Brincadeiras cantadas: Seu lobo
•Letras de músicas
•Bibliografia de compositores famosos
•Revistas de música
•Rimas
•Escolher uma música que combine com o texto lido.
Movimento
Objetivo: Desenvolver a comunicação e a expressão através dos jogos e brincadeiras.
Desenvolvimento
•Baú de objetos e brinquedos úteis para o faz de conta
•Cabideiro com roupas velhas de adultos ou fantasias
•Imitações e jogos de faz-de-conta
•Dança.
•Livro: Catarina e o urso preguiçoso (trabalha aspectos psicomotores, locomoção, equilíbrio, lateralidade).
•Desenvolvimento de atividades de expressão corporal como mímica e jogos teatrais.
Artes Visuais
Objetivos: Expressar-se por meio de gestos, posturas, linguagem oral e produções artísticas.
Desenvolvimento
•Utilização de modelagens, recortes, pinturas, desenhos, colagens e diferentes formas de fazer artístico para criar ou recontar histórias.
•Elaboração de pequenos cenários e figurinos (com papéis/jornais) para que a criança faça extrapolação do texto lido.
•Utilização de sucatas para construção de personagens e cenários para contar histórias
•Ilustração de uma parte do livro.
•Confecção de ilustrações novas para um livro
•Confecção de livros
•Confecção de livros-vivos (Livro das sensações)
•Construção de máscaras e de quebra-cabeça que representam os personagens.
•Confecção de fantoches com sucatas
•Confecção de maquetes com materiais diversos
•Leitura de obras de arte.
Natureza e
Sociedade
Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação para interação e demonstrar curiosidade.
Desenvolvimento
•Visita a Biblioteca Municipal
•Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
•Criação do livro de história (1º livro)
•História do livro
•Escritor (autor), editor, ilustrador
•Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias
•Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados
•Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
•Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).
Linguagem oral e escrita
Objetivos:
•Desenvolver interesse e curiosidade pela linguagem.
•Escolher os livros para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.
•Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências, recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.
Desenvolvimento
•Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
•Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
•Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
•Promoção de teatros, dramatizações.
•Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.
•Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.
•Construção de textos coletivos, lista de palavras.
•Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
Objetivo: Participar de diferentes situações de comunicação para interação e demonstrar curiosidade.
Desenvolvimento
•Visita a Biblioteca Municipal
•Possibilitar às crianças os empréstimos de livros, onde possa estar provocando momentos de leitura em casa, junto com seus familiares. (Cidadania)
•Criação do livro de história (1º livro)
•História do livro
•Escritor (autor), editor, ilustrador
•Inauguração de cantinhos: Gibis, revistas e jornais, fantasias
•Realização de pesquisa sobre a vida e a obra de autores trabalhados
•Montar o jornal mural das informações da turma podendo transformar-se em espaço de troca entre turmas da escola
•Organização de um Tribunal para defender personagens opostos (bruxa e princesa por exemplo).
Linguagem oral e escrita
Objetivos:
•Desenvolver interesse e curiosidade pela linguagem.
•Escolher os livros para ler, apreciar e participar de rodas de empréstimo.
•Interessar-se por conhecer vários gêneros escritos e participar de diversas situações sociais na qual possa contar suas vivências, recontar histórias e ouvir as de outras pessoas.
Desenvolvimento
•Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar vivências, vontades, necessidades e sentimentos nas diferentes situações de interação com a linguagem escrita.
•Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
•Reconto de histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem ajuda do professor.
•Promoção de teatros, dramatizações.
•Disposição de um acervo de livros em sala de aula, possibilitando à criança escolha de suas leituras e contato com livros.
•Reconto de história através de objetos, utilizando-os como personagens.
•Construção de textos coletivos, lista de palavras.
•Participação de situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional.
•Extrapolação
de história dos livros, buscando em seus entremeios, situações que a criança
possa vivenciar. Ex: Chapeuzinho Vermelho – Confecção de doces (receitas).
•Escrita do início, meio e final da história, tendo o professor como escriba.
•Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles o por quê;
•Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas.
•Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.
•Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
•Criar e manusear um dicionário.
•Teatro de sombra.
•Declamação de poesias
•Quebra-poemas.
•Entrevista com um escritor
•Painel de poetas.
•Produzir uma revista de história em quadrinhos
•Criação de novos finais para a mesma história
•Criação de uma nova história com mesmos personagens
•Organização de um alfabetário de um livro
•Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro
Matemática
•Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.
Desenvolvimento
•Contagem e Quantidade de livros lidos
•Montagem de Gráficos
•Marcação de tempo para leitura
•Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo)
•Seqüência, número de páginas
•Leitura de livros relacionados com a matemática
•Coleção de figurinhas
•Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
•Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc
•Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
•Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias
•Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
•Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço
•Listar coletivamente os títulos do texto que os alunos mais gostaram e discutir com eles o por quê;
•Trabalho com poesias, parlendas, trava-línguas, folhetos, jornais, revistas.
•Lendas, contos de fadas, fábulas, piadinhas.
•Convite a vir à escola Contadores de histórias ou uma Vovó de aluno.
•Criar e manusear um dicionário.
•Teatro de sombra.
•Declamação de poesias
•Quebra-poemas.
•Entrevista com um escritor
•Painel de poetas.
•Produzir uma revista de história em quadrinhos
•Criação de novos finais para a mesma história
•Criação de uma nova história com mesmos personagens
•Organização de um alfabetário de um livro
•Criação de rimas e poesias a partir de tema de livro
Matemática
•Objetivo: Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão aproximando a algumas noções matemáticas.
Desenvolvimento
•Contagem e Quantidade de livros lidos
•Montagem de Gráficos
•Marcação de tempo para leitura
•Dias da semana (Levar e devolver o livro do empréstimo)
•Seqüência, número de páginas
•Leitura de livros relacionados com a matemática
•Coleção de figurinhas
•Organização de álbum de figurinhas com a ficha pessoal de cada personagem.
•Elaborar jogos com as crianças a partir da história – jogo da memória , trilha, dominó etc
•Elaborar problemas orais de acordo com situações de uma história narrada
•Explorar as características dos personagens, tais como tamanho, peso, altura, o mais bravo, o selvagem, o doméstico, realizando assim atividades classificatórias
•Sugerir a confecção de um varal na classe com a seqüência das cenas da história. Perguntar Qual cena é a primeira? Qual vem depois? Qual é a última?
•Utilizar livros para explorar formas geométricas, lateralidade, espaço
Culminância
•Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
•Baile à fantasia.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.
professoressolidarios@googlegroups.com
•Feira do livro com apresentação dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
•Baile à fantasia.
Avaliação
Observar a postura do aluno quanto à aproximação com a literatura, o gosto pela leitura, a participação nas atividades propostas.
“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça.
professoressolidarios@googlegroups.com