Search box

PROJETO AS PLANTAS








1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

TEMA:  As Plantas                                     
TURMA: Maternal 1 A

2 – JUSTIFICATIVA:

No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das "verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
            Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, a turma do Maternal 1 A  pegou a enxada e botou as  mãos na  obra...  Nesse espaço educativo, as aulas de Ciências poderão ocorrer aliando teoria e prática.


3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:

A partir da história  “João Pé de Feijão” plantamos e  cultivamos nosso feijão, e fizemos grandes descobertas com sua geminação.

4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:

Quais são as partes das plantas?
Porque elas têm raízes?
O que elas comem?
Elas tomam água?
Como elas crescem?

5 – OBJETIVOS:

  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Pesquisar em livros, enciclopédias, revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no projeto;
Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Expressar-se;

Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc;

 MATEMÁTICA:

Seqüenciar fatos;
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;


NATUREZA E SOCIEDADE:

Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
Contato com pequenos animais e plantas;
Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.

 ARTES VISUAIS:

Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
Manipular sementes para colagens;

Dramatizar trechos dos contos de fadas;
Pequenas dramatizações com fantoches;
Iniciar recortes livres com tesoura;
Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;


SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras pré-estabelecidas;
Esperar sua vez de expor idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;
Solucionar de maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
Desenvolver de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
Conhecer regras de sociedade;
Utilizar linguagem cordial nas diferentes situações;



 MOVIMENTO:

Grandes Movimentos:
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com mobilidade;
Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.


Pequenos Movimentos:
Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar livremente com massinhas e argila;
Abrir e fechar fecho de roupas;
Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano.

MÚSICA:
Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

ATIVIDADES PREVISTAS:

Plantar Feijão;
Observar o crescimento das plantas;
Assistir DVD informativo;
Realizar pesquisas em livros;
Realizar tintas a partir de vegetais;
Conhecer vegetais;
Escutar histórias;
Plantar sementes na horta;
Realizar experiências;



Luzimara Comunidade do orkut :prazer de ensinar com Luzimara