1 – DADOS DE
IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: As Plantas
TURMA:
Maternal 1 A
2 –
JUSTIFICATIVA:
No intenso
processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos
do contato com a Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto das
"verduras e legumes, plantado por si próprio”, vivências únicas para quem
teve a oportunidade de ser "criança de quintal", têm se transformado
em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar
como meio de interação e construção contínua de conhecimento, a turma do
Maternal 1 A pegou a enxada e botou as mãos na obra... Nesse espaço educativo, as aulas de Ciências
poderão ocorrer aliando teoria e prática.
3 - QUESTÃO
DESENCADEADORA:
A partir da
história “João Pé de Feijão” plantamos
e cultivamos nosso feijão, e fizemos
grandes descobertas com sua geminação.
4 – CONTEÚDOS
NORTEADORES:
Quais são as
partes das plantas?
Porque elas
têm raízes?
O que elas
comem?
Elas tomam água?
Como elas
crescem?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Pesquisar em
livros, enciclopédias, revistas e jornais, formas e cores trabalhadas no
projeto;
Participar de
variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades
e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Expressar-se;
Familiarizar-se,
aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela
se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias
em quadrinhos, etc;
MATEMÁTICA:
Seqüenciar
fatos;
Estabelecer
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como
contagem, relações espaciais, etc;
Manipular e
explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem
quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as
características e propriedades principais e suas possibilidades associativas:
empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;
NATUREZA E
SOCIEDADE:
Aprimorar os
cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
Aproximar os
acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
Caracterização
dos vegetais e preservação do meio ambiente;
Desenvolver
progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos,
tomar banho e lavar o rosto);
Explorar o
ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com
pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade
e interesse;
Contato com
pequenos animais e plantas;
Estabelecer
relações entre fenômenos da natureza.
ARTES VISUAIS:
Observar o
limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
Fazer uso dos
pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
Manipular sementes
para colagens;
Dramatizar
trechos dos contos de fadas;
Pequenas
dramatizações com fantoches;
Iniciar
recortes livres com tesoura;
Ampliar o
reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e
materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
SÓCIO
AFETIVO:
Criar
combinações para o desenvolvimento da rotina; respeitar regras
pré-estabelecidas;
Esperar sua
vez de expor idéias e pensamentos;
Ouvir os que
os colegas têm para falar;
Solucionar de
maneira pacífica os conflitos surgidos durante o dia;
Desenvolver
de maneira tranqüila trabalhos em grupo;
Conhecer
regras de sociedade;
Utilizar
linguagem cordial nas diferentes situações;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
Explorar as
possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc...,
Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se
pela escola com mobilidade;
Reconhecer as
suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
Pequenos
Movimentos:
Explorar e utilizar
os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos
diversos;
Rasgar,
amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
Modelar
livremente com massinhas e argila;
Abrir e
fechar fecho de roupas;
Aperfeiçoar
gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o
lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades
manuais em diversas situações do cotidiano.
MÚSICA:
Participar de
brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar de
situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
ATIVIDADES
PREVISTAS:
Plantar
Feijão;
Observar o
crescimento das plantas;
Assistir DVD
informativo;
Realizar
pesquisas em livros;
Realizar
tintas a partir de vegetais;
Conhecer
vegetais;
Escutar
histórias;
Plantar
sementes na horta;
Realizar
experiências;
Luzimara Comunidade do orkut :prazer de ensinar com Luzimara