Corpo, gestos e movimentos
- (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos
de sua cultura no cuidado de si e nos jogos
e brincadeiras.
1º Momento
Apresentar
a canção “Formiguinha” e deixar que as crianças se movimentem espontaneamente. Quando já estiverem familiarizada com a canção, incentivar a realizarem
movimentos simulando o “subir” da formiguinha,
tocando as partes do corpo, mencionadas na canção, com a ponta dos dedos. Orientar
os pequenos a imitar suas ações e a seguir o ritmo da canção, ora mais leve,
ora mais acelerado.
2º Momento
Acomodar
as crianças sentados em roda. No centro da roda colocar imagens de partes do corpo como cabeça, mãos, pés,
braços, pernas, nariz, entre outros, em tamanho e material adequado para
visualização e exploração. Convidar uma criança para escolher uma das imagens e realizar
um movimento usando essa parte do corpo,
as
demais tentarão repetir os movimentos do colega. Incentivar para que todas participem, deixando-as à vontade para se expressarem,
seja imitando ou criando um movimento.