Praticar o manuseio da tesoura é muito importante na fase de educação infantil. As atividades de recortes propiciam o desenvolvimento da motricidade, a noção de espaço, lateralidade, direção, além de desenvolver a força muscular, necessária para a escrita.
(EI02CG05) Desenvolver
progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar,
pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Primeiro
momento
Apresentar a história “Clact...Clact...Clact” de Liliana
e Michele Iacocca, (baixar
livro) que fala de uma tesoura que encontra muitos
papéis picados. Descontente com a qualidade dos recortes e com a desordem dos
papéis coloridos, a tesoura resolve arrumar os papéis. Após a história brincar
de realizar alguns movimentos de abrir e fechar apenas com as mãos, fazendo
de conta que são os movimentos de uma tesoura.
Segundo momento
Disponibilizar tiras de papel A4 coloridos com linhas traçadas em
diversos sentidos e tesourinhas
seguras, sem ponta. Estimular a tentativa de realizar recortes, seguindo o traçado do papel.
Estabelecer “combinados” sobre o uso dessa
ferramenta. Auxiliá-las a segurar de
forma correta tanto a tesoura, quanto o papel, sem fazer cobranças de recortes perfeitos, entendendo
que é somente com bastante treinamento que o recorte será aperfeiçoado. Supervisionar
os pequenos durante toda a atividade proposta.
Avaliação: Observação
da participação e desenvolvimento individual e coletivo da criança, através das
vivências propostas.
Fonte: educlub.com.br |
Para baixar esse arquivo em PDF clique aqui.