Search box

FAZENDO USO DA TESOURA - Sugestão de plano de aula para educação infantil.












 



    Praticar o    manuseio da  tesoura é muito importante na fase de educação infantil. As atividades de recortes propiciam o desenvolvimento da motricidade, a noção de espaço, lateralidade, direção, além de desenvolver a força muscular, necessária para a escrita.


 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS


(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

 

Primeiro momento 

                Apresentar a história  “Clact...Clact...Clact”  de  Liliana e Michele Lacocca, (baixar livro)   que fala de uma tesoura que encontra muitos papéis picados. Descontente com a qualidade dos recortes e com a desordem dos papéis coloridos, a tesoura resolve arrumar os papéis. Após a história brincar de  realizar alguns movimentos  de abrir e fechar apenas com as mãos, fazendo de conta que são os movimentos de uma tesoura.

 

Segundo momento

Disponibilizar  tiras  de papel A4 coloridos com linhas traçadas em diversos sentidos   e  tesourinhas seguras, sem ponta. Estimular a tentativa de  realizar recortes, seguindo o traçado do papel. Estabelecer  “combinados” sobre o uso dessa ferramenta. Auxiliá-las  a segurar de forma correta tanto a tesoura, quanto o   papel,   sem fazer cobranças de recortes perfeitos, entendendo que é somente com  bastante treinamento  que o recorte será aperfeiçoado. Supervisionar  os pequenos durante toda a atividade proposta.

Avaliação: Observação da participação e desenvolvimento individual e coletivo da criança, através das vivências propostas.




Fonte: educlub.com.br

Para baixar esse arquivo em PDF clique aqui.