Search box

PARLENDA A CASINHA DA VOVÓ - Sugestão de plano de aula para educação infantil













 



Plano de aula

Professoras: ____________________

Turma:  ______________________

Data: _____________

Campo de Experiência:  ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

Saberes e Conhecimentos:

·         Linguagem,  gêneros         e          suportes textuais.

 

Objetivos:

- (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

·         Vivenciar brincadeiras com outras crianças e professores(as) acompanhando parlendas como, “A casinha da vovô”.

-

 

 

Desenvolvimento 

Primeiro momento: Acolheremos as crianças com   Potes de Encantos e Aprendizagem,   que estarão previamente higienizadas  de acordo com os protocolos de segurança e prevenção  da transmissão do Covid-19 .  Após o café da manhã, seguiremos a rotina de escovação de dentes, trocas de roupas (conforme necessidades) e troca de máscaras, realização da chamada, verificação do calendário e tempo.

Segundo momento: Reproduziremos algumas vezes a parlenda musicada” A casinha da vovó” para as crianças incentivando-as a cantar e dançar. Quando  estiverem familiarizada com os versos,  brincaremos de estátua, orientando que, quando a música parar, depois do último verso, elas deverão tentar  ficar imóvel como estátua. Quem se mexer deverá se sentar no chão; a última  que conseguir manter a pose sem se mexer será a vencedora.

Terceiro momento: Faremos a higiene em seguida nos dirigiremos ao refeitório para o almoço, logo após organizaremos as crianças para o momento de repouso.

Quarto  momento: Disponibilizaremos brinquedos  de casinha para que soltem a imaginação e brinquem  e interajam,  fazendo de conta que estão na casa da vovó.

Avaliação: Se a criança demonstra interesse em participar das vivências disponibilizadas.

 

Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.