Vida e obra de Cândido Portinari
Descrição:O Projeto visa ao conhecimento da vida e obra de Portinari, através
do estudo de alguns trabalhos e de atividades de artes relacionadas a eles.
Objetivos:
1. Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras.
2. Despertar a curiosidade e o gosto pela arte.
3. Ampliar os conhecimentos gerais dos alunos.
4. Promover atividades artísticas baseadas nas obras estudadas
Sugestões de Atividades:
1. Apresentar aos alunos algumas telas do artista, perguntando se eles já viram
alguma daquelas obras, se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos
retratam etc.
2. Organizar os alunos em grupo para pesquisarem sobre o artista, via Internet
ou utilizando material impresso, levantando dados biográficos.
3. Confeccionar cartazes com o material pesquisado para a sala ou mural da
escola.
4. Propor aos alunos a seleção de algumas obras, classificando-as por temas:
brincadeiras infantis, paisagens do interior, retratos, cenas de retirantes,
trabalhadores rurais etc.
5. Organizar os alunos em grupos de modo que cada um se encarregue de estudar
detalhadamente as obras classificadas pelos temas: perceber detalhes repetidos,
cores mais usadas, elementos presentes em situações atuais ou que não se
observam hoje em dia, ambientações específicas, tipos de traços etc.
6. Propor aos alunos a preparação de materiais lúdicos baseados nas obras
estudadas: quebra-cabeças, jogo dos sete erros, olho vivo, palavras cruzadas,
caça-palavras etc.
7. Enviar o material produzido para as escolas parceiras, registrar e trocar as
impressões sobre os trabalhos apresentados.
8. Trabalhar as diferentes técnicas artísticas - desenho, pintura, colagem,
escultura, maquete - fazendo releituras das obras estudadas ou trabalhos
semelhantes aos do artista.
9. Organizar uma exposição virtual dos trabalhos de desenho, pintura e colagem,
com a participação das escolas parceiras.
10.
Organizar uma exposição de todos os trabalhos na própria escola, cuidando que
cada um tenha o registro do processo.
11. Promover apresentações sobre o artista e sua obra para outras turmas da
escola, aproveitando o material lúdico produzido.
1. Aproveite o teor social da maioria das obras de Portinari para fazer um
painel histórico-geográfico, enfocando questões como a seca, condições de
trabalho no campo, diferenças dos ambientes do campo e da cidade, brincadeiras
antigas e modernas.
2. É de suma importância que os alunos registrem suas pesquisas e impressões
sobre o trabalho, sob a forma de redações, textos coletivos, murais, pequenos
textos explicativos. Incentive-os a procurar nos jornais e revistas as
indicações de exposições e mostras de arte e até mesmo produzir um pequeno guia
com sugestões de programas culturais.
3. É possível explorar de forma bastante rica as aulas de Educação Artística:
experimente apresentar uma obra e pedir que os alunos reproduzam-na com outro
material - lápis cera, aquarela, colagem etc. Outra atividade interessante é
apresentar partes diferentes de uma mesma obra, coladas sobre folha branca e
sugerir que os alunos as continuem.
4. Também é possível reproduzir uma obra de maneira tridimensional, através de
maquetes ou esculturas.
Atividades Extras:
1. Assistir a vídeos sobre o artista.
2. Visitar museus ou mostras que apresentem obras do artista.
Informações
Importantes: Portinari na Sala de Aula
Sobre o Tema:
"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra (...). Vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor..."
Candido Portinari, Paris, 12 de julho de 1930
Sobre o Tema:
"Daqui fiquei vendo melhor a minha terra (...). Vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor..."
Candido Portinari, Paris, 12 de julho de 1930
Essa foi a decisão do artista, aos 25 anos de idade. Desde então, e até o fim
de sua vida, dedicou-se a cumpri-la. Pintou crianças brincando as brincadeiras
daqui, trabalhadores do café e da cana, retirantes, caboclos, expressões de
religiosidade, fatos históricos. Foi reconhecido como gênio em uma geração
repleta de gênios - Villa-Lobos, Mário de Andrade, Carlos Drummond - que mudou
a maneira do Brasil se expressar. As 4.600 obras deixadas pelo artista formam
um acervo único sobre o Brasil, disperso em coleções por mais de vinte países.
Adaptado do guia da exposição "O Brasil de Portinari".
O movimento modernista da pintura no Brasil, apontado pelos estudiosos como o
período formativo da arte brasileira, estende-se entre as décadas de 10 e 50, e
tem como marca o desejo de libertar-se da estética academicista herdada da arte
do século XIX.
Foi o momento em que a arte brasileira experimentou um lento processo de
modernização, que se desdobrou no meio cultural nas primeiras décadas do século
XX e teve como expoentes Anita Malfatti,Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Ismael
Nery, Vicente do Rego Monteiro, Antonio Gomide, Victor Brecheret, John Graz,
Cícero Dias, Di Cavalcanti e Cândido Portinari, entre outros.
Faixa Etária: Da pré-escola até o ensino fundamental, adequando o teor das
atividades de pesquisa e registro
Interdisciplinaridade:
1. Artes Plásticas 2. História
3. Educação Musical
Sugestões de Leitura:
1. Encontro com Portinari - Rosane Acedo e Cecília Aranha - Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Ed Minden
2. Portinari - Nadine Trzmielina e Ângela Bonito - Série Crianças Famosas, Ed Callis
3. Candido Portinari - Nereide Schilaro Santa Rosa - Coleção Mestres da Arte no Brasil, Ed Moderna
Material Necessário:
1. Laboratório de informática.
2. Scanner.
3. Material para desenho em papel.
4. Reproduções de obras do artista e material biográfico.
http://www.qdivertido.com.br