Search box

PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO COM OS NUMERAIS







numeronumeronumeroClique aqui para ver:numero 4 no tamanho originalnumero

MATERNAL

OBJETIVOS:

CONCEITUAIS
- Estimular a formação do conceito de número
- Identificar numerais de 1 a 5
- Nomear os numerais
- Ampliar vocabulário
- Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
- Reconhecer a existência de diferentes números quantificá-los.

PROCEDIMENTAIS
- Conhecer e nomear os números de 1 a 5
- Aprender onde e como usar os numerais de 1 a 5
- Estabelecer aproximações com algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano
- Produzir trabalhos artísticos utilizando linguagem das artes visuais
- Desenhar a partir do que foi observado
- Ampliar conhecimento de mundo.

ATITUDINAIS
- Identificar, quantificar, reconhecer e valorizar a importância dos numerais de 1 a 5
- Mediar a construção do conhecimento palas crianças
- Oportunizar o maior número possível de experiências e descobertas
- Possibilitar momentos de grande integração entre as crianças
- Conscientizar as crianças da importância dos amigos.

Etapas:
- Rodinha - Conversar sobre a importância dos números em nossa vida e as situações em precisamos usá-los;
- Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois... etc.);
- Mostrar um painel com os numerais de 1-9 que ficará exposto na sala;
- Estimular a representação por meio de desenho para expressar suas idéias e registrar informações;
- Distribuir folhas de jornal para que façam bolinhas (não mais que 5) contar em voz alta com cada um para ver quem fez mais. Colocar uma caixa no centro da roda e pedir que atirem um por vez, para ver quantas acertam na caixa, sempre contando com as crianças em voz alta; (explicar que todos são vencedores do jogo, pois o maior prêmio é aquilo que eles conseguiram aprender)
- Criar uma história sobre o número 1(eu contei que o número 1 estava sozinho dormindo na rede, quando adormeceu e começou a sonhar, primeiro sonhou que podia voar e visitar diversos lugares. Um dos lugares que visitou foi a cozinha, ele sonhou que estava dentro da panela de feijão... (criar e explorar conforme o interesse das crianças). Fiz desenhos para ilustrar a história para as crianças, para o registro pedi que completassem com grãos de feijão o número 1 que distribui em uma folha e assim conforme ia avançando no desenvolvimento de projeto aumentava a história onde posteriormente inclui os outros números um a um. As ilustrações que fazia ficavam expostas na sala para sempre retomarmos a história;
- Riscar com giz no chão para que caminhem sobre o traçado do número.
- Brincadeira numérica: dividir as crianças em 2 equipes, pedir que cada grupo escolha um nome para sua equipe – espalhar pecinhas de lego sobre a mesa, pedir que um componente de cada equipe vá até a mesa e traga quantas pecinhas forem solicitadas, conferir com cada um em voz alta;
- Noção de quantidade e noção numérica- colocar no chão e garrafas pet sem tampa – espalhar várias tampinhas desafiando a criança com perguntas como: ex: quantas tampas tenho que pegar para fechar três garrafas. Deixar que peguem quantas acharem que é o correto, para que possam testar suas hipóteses e assim construir o conceito de número- Você pode perguntar: É esta a quantidade certa? Está sobrando alguma tampinha? Está faltando alguma? Quando a criança acertar a quantidade peça que represente com os dedinhos e depois pedir para identificar no painel que contém os numerais. Trabalhei uma semana com cada número;

AVALIAÇÃO:
De acordo com desenvolvimento da criança.

Fonte: http://betysaj.blogspot.com.br