Ao sentar, os bebês não deixam de apreciar as brincadeiras sugeridas para os que ficam deitados, mas ampliam as oportunidades para interações com as pessoas. Como favorecer essas novas possibilidades ao bebê?
Algumas sugestões:
MORDEDORES
Todo bebê leva coisas à boca para explorar, especialmente quando nascem os dentes. Objetos com materiais de texturas leves, como mordedores, oferecem algum conforto.
Há mordedores com diferentes formatos e cores e que servem também para explorar e brincar. Observar a higienização e o tipo de material, garantindo que não seja tóxico ou solte tinta.
TOMAR BANHO E BRINCAR
Enquanto o bebê toma banho na bacia, oferecer canecas para ele encher e esvaziar objetos que possam ser colocados dentro delas, mas que sejam maiores do que o seu pulso, para impedir, que ao colocar na boca, possam ser engolidos. Nos dias quentes, deixar os bebês se divertirem em bacias com água e objetos, no parque ou solário, em ambientes externos, protegidos do sol excessivo, para que possam brincar e apreciar o entorno.
EXPERIMENTAR AÇÕES MAIS COMPLEXAS
Pegar dois brinquedos/objetos ao mesmo tempo é uma tarefa mais complexa para os bebês. a partir do sétimo mês, oferecer dois objetos iguais como blocos, bolas de pingue-pongue ou contas de madeira, para observar se eles seguram um em cada mão. No início, os bebês largam um objeto para pegar outro, depois percebem que não precisam largar e vão pegar um bloco em cada mão e bater para fazer ruído. A observação sistemática e a gradual complexidade de situações a serem oferecidas aos bebês ampliam suas experiências.
USAR PAPEL E CANUDO DE PLÁSTICO
O bebê vai amassar o papel vegetal para fazer barulho, rasgar e, se puser na boca, perceber que fica molhado; se utilizar papel celofane colorido, o barulho será diferente, e as cores e sua transparência vão encantá-lo. Canudos de plástico colorido de tomar refresco são outra opção para amassar e observar sua flexibilidade.
TAPETES SENSORIAIS
Tapetes sensoriais contendo argolas para puxar, objetos que fazem sons, tecidos com diferentes texturas e cores, aberturas para fechar e abrir com zíper ou material adesivo são desafiadores para a criança pequena. Tais recursos podem ser construídos pelas próprias professoras ou com a colaboração das mães. Oficinas de produção de brinquedos para as crianças envolvem os pais e eles aprendem a importância de tais recursos para educar seus filhos.
BRINQUEDOS DE ENCAIXAR
Brinquedos de encaixar que formam torres, carros feitos com blocos para montar e depois serem derrubados, são oferecidos aos bebês que já se sentam com firmeza. típicos brinquedos de desafio e lógica propiciam atividades de grande concentração.
BRINQUEDOS E MATERIAIS PARA POR E TIRAR
Encher um recipiente de plástico com pequenas colheres, rolhas, bolas de tênis, pregadores de roupa ou outros objetos pequenos e deixar a criança brincar de tirar e colocar.
BRINQUEDOS DE BATER
Bater tampas de panelas ou brincar com bate-pino deixa o bebê feliz e satisfaz sua necessidade de compreender o que esses objetos podem fazer, ao tempo em que desfrutam do som produzido pelas batidas.
DEIXAR CAIR PARA VER O QUE ACONTECE
Quando o bebê deixar cair alguma coisa durante a refeição, fazer disso uma brincadeira, falando sobre o que acontece com o objeto: “Agora a colher está no chão”, “Quando você soltar a colher, ela cai no chão”. Quando ele jogar uma bola no chão para ver o que acontece, diga: “Olhe, a bola está rolando”, “O brinquedo caiu debaixo do armário”, “A bola está pulando”. Essa brincadeira repetitiva auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de auxiliar a compreensão da linguagem.
RABISCAR
Colocar um giz grosso de cera na mão do bebê e deixar que ele produza seus primeiros rabiscos em um papel grande sobre o chão. As crianças se divertem com o movimento de rabiscar e se encantam com as marcas que conseguem deixar no papel.
BRINQUEDOS PARA CHOCALHAR
Há inúmeros modelos de chocalhos para os bebês que sentam e seguram objetos para chocalhar. Há variações na fora, textura, cores e tamanhos. Atentar para o nível de ruído do brinquedo que deve ser suave. Procurar os brinquedos que tem o selo do INMETRO que já contemplam esse item.
BEBÊS GOSTAM DE BRINCAR JUNTO COM OUTROS
Mesmo pequenos, os bebês interagem e se aproximam de outros para se comunicar. Não impedir essa aproximação, mas cuidar para que um não machuque o outro pela falta de coordenação de suas ações.
BRINCAR COM ÁGUA
Bebês adoram brincar na água, na banheira ou bacia. Enquanto se dá banho em uma criança, colocar outras bacias com água e deixar canecas para que elas possa encher e esvaziar.
O CESTO DO TESOURO
Cesto do tesouro é a coletânea de objetos domésticos, de uso cotidiano, utilizada com o fim de ampliar as experiências sensoriais. A variedade de texturas e características de objetos possibilita a exploração livre do bebê oferecendo, pela sensorialidade, oportunidades de novos conhecimentos.
CESTO DE OBJETOS PARA BEBÊS
O que é o Cesto com Objetos?
O Cesto do tesouro é uma estratégia pedagógica para despertar diferentes interesses em bebês, criada por Elinor goldschmied (2006). Dentro de uma cesta de vime, redonda, sem alça, baixa e forte, mistura-se uma variedade de objetos para exploração do bebê que já senta, mas não engatinha. o cesto oferece oportunidade de entrar em contato com objetos, em sua diversidade de formas, texturas e cores, disponíveis no universo cultural em que a criança está inserida. deve-se dar preferência aos objetos naturais e de uso doméstico, evitando os brinquedos de plásticos, as sucatas tecnológicas (pedaços de telefone. etc) para muito pequenos, incluindo somente alguns que forem característicos da cultura da comunidade do bebê. se não for encontrado um cesto redondo, seguro, sem farpas, pode-se substituí-lo por uma caixa de papelão rígida ou de madeira, redonda, ou por uma bacia de plástico, revestida com tecido.
Importância do Cesto de Objetos
O Cesto de Objetos é importante para ampliar a experiência do bebê, que usa os sentidos para manipular, explorar e experimentar os objetos e entender o mundo em que vive. Quando coloca tudo na boca, está aprendendo as características do objeto 95 a 10 meses); quando enche, esvazia e empilha, tenta descobrir o que fazer com os objetos (10 a 20 meses de idade). Quando começa a compreender e usar a linguagem oral para a imaginação, uma caixa pode se tornar um carro (em torno de 20 meses de idade).
Fonte: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS CRECHES - MANUAL DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - MÓDULO II