BRINQUEDOS PARA EXPERIÊNCIAS VISUAIS E MOTORAS
Móbiles coloridos, sonoros, que se movimentam e criam cintilações encantam os bebês, que se envolvem, prestando atenção e evidenciando prazer pelo movimento dos braços e pernas.
ESTRUTURA DE EXPLORAÇÃO
Há brinquedos em que o bebê é colocado em baixo de uma estrutura de exploração, conhecida como “ginásio de atividades” ou “tapete de exploração”, em que se penduram objetos coloridos que fazem sons, que se movimentam e que encantam e envolvem pequeninos que ainda permanecem deitados.
O primeiro brinquedo interativo de um bebê na creche é o contato físico com a professora, com o olhar, o toque e o movimento. brincar de fazer carinho e olhar para o bebê, deixá-lo responder com outro olhar, aninhá-lo no colo e fazer movimentos ritmados ou balançar para frente e para trás, suavemente, na rede ou na colcha, com ajuda de outro adulto, cria oportunidade para a aquisição de experiências, diferentes, além do estabelecimento de vínculos com as professoras, que favorecem a segurança e a tranquilidade do bebê.
BRINCADEIRA DE SEGUIR O BRINQUEDO
com o bebê recostado em cima de sua pernas, pode-se fazer inúmeras brincadeiras interativas. Quando o bebê seguir o brinquedo com os olhos, move-se o brinquedo lentamente diante do rosto do bebê para que ele aprenda o movimento de acompanhar com o olhar.
PRODUZIR SONS
Emitir sons com objetos, do lado esquerdo e direito do bebê, fazendo pequenos comentários, para observar se ele presta atenção.
MORROS CRIADOS POR ALMOFADAS
O bebê pode ser desafiado a pegar um brinquedo colocado do outro lado de uma almofada ou estrutura de espuma, com desníveis e buracos, criada para explorações motoras.
MÚSICA COM BOLA PARA BEBÊS
Usar uma bola grande inflável, colocar o bebê em cima e movimentá-lo, acompanhando o ritmo da música.
PALAVRA CANTADA
Cantar para falar com bebês. Cantar o nome dos bebês, transformar a conversa em um musical utilizando melodias diferentes para ampliar suas experiências musicais.
PEGAR O BEBÊ NO COLO
Colocar o bebê no colo, de costa para que ele enxergue o mundo atrás da professora, ou de frente, segurando seu bumbum e peito bem firmes, ou de lado. São posições diferentes para ver o mundo e aprender a equilibrar a cabeça.
BRINCAR NA REDE
Balançar suavemente o bebê na rede, segurada por duas pessoas, ou numa colcha ou cobertor.
Utilizar redes comerciais ou cobertores de solteiro tamanho 90 x 180 cm, prevendo duas peças por turma.
BEBÊ NO COLO EM FRENTE DA MESA PARA EXPLORAR
Sentar-se à mesa e segurar o bebê no colo. Ele vai apalpar o canto e a superfície do tampo da mesa, tentar pegar o brinquedo colocando sobre ela ou, mais tarde, bater com as mãos no tampo.
PLANO INCLINADO
Brincar com o bebê deitado em um plano inclinado, protegido por cobertor ou toalha.
PEGAR UM OBJETO
Selecionar vários objetos e ir oferecendo para o bebê, que deve estar de frente, deitado ou sentado. Oferecer objetos, como uma colher de madeira, na posição horizontal e outra, na vertical, para verificar o interesse do bebê na exploração desse objeto.a exploração cotidiana auxiliará no ajuste das mãos para pegar os objetos.
MÓBILES
São estruturas simples ou complexas que balançam, em geral penduradas, ou podem permanecer próximas das crianças para sua exploração. O móbile acessível ao bebê e ao seu toque deve prever uma estrutura mais resistente, que não desmonte ou quebre com o toque das mãos ou pés. Os móbiles que se penduram no teto não tem essa característica.
Os móbiles em geral representam estruturas que englobam texturas, volumes,cores, formas e cheiros.
CONSTRUIR ESTRUTURAS DE EXPLORAÇÃO
Pode-se construir, com ajuda da equipe, dos pais e da comunidade, pequenas estruturas de madeira ou de PVC, em que se penduram objetos coloridos que emitem sons quandos movidos e que encantam a criança que, deitada em cima de um tapete ou colchonete, observa ou tenta alcançar com as mãos ou pés os objetos pendurados. Há brinquedos industrializados no formato de estruturas ou tapetes de exploração.
EXPERIÊNCIA PELO TOQUE
No berçário, a criança aprende pelo toque, pelo tato, pelo olfato. Ao pendurar móbiles, observar se eles estão seguros ao toque das mãos e pés dos bebês (costumam ser toques fortes sem dimensão / controle de força / direção).
ESTÉTICA E VALORES
Valorizar a estética tanto em estruturas simples ou complexas, pequenas
u grandes, considerando, desde o início, a importância das relações entre a criança, sua família e a creche e o respeito aos valores culturais e sociais, importantes na construção de um ambiente educativo partilhado.
CONVERSAR COM O BEBÊ
Conversar com o bebê por meio de frases curtas, deixando que ele responda com um olhar, um sorriso ou balbucio.cantar o nome do bebê ou usar palavra cantada para conversar com o bebê.
PRODUZIR RUÍDOS
Fazer pequenos ruídos de um lado e depois do outro para observar se o bebê vira a cabeça em sua direção.
CHOCALHOS
Chocalhos são brinquedos que produzem sons ao balançar. Em geral, contêm no seu interior bolinhas ou outros objetos que se movem e fazem som. Lembrar que os chocalhos construídos com latinhas, garrafas pet ou embalagem de iogurte não são adequados aos bebês que colocam tudo na boca, mordem e correm o risco de ingerir as partes da embalagem. As produções feitas pelas professoras e mães servem para crianças maiores. Nesse caso, observar se o som produzido não está muito estridente (atentar para o conforto acústico do ambiente) e se a criança pode manusear o brinquedo com segurança (sem que peças internas se soltem ou vazem do brinquedo).
BRINQUEDOS MUSICAIS
Brinquedos musicais são aqueles que, mesmo não sendo instrumentos, produzem música ou emitem sons. Pode ser um rádio, um cd, uma pelúcia musical ou um passarinho com uma cordinha que, puxada, produz o canto. Há brinquedos em forma de animais, de estruturas com múltiplas funções, com botões para apertar e que acendem luzinhas, produzindo diferentes sons, ou tocam músicas distintas. Observar sempre o conforto acústico e a segurança do material, dando, portanto, preferência aos de corda e aos que tocam músicas curtas. Atenção para os brinquedos com pilhas. Além de exigir a sua substituição, requerem o cuidado necessário para que o bebê tenha acesso a elas.
Fonte: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NAS CRECHES - MANUAL DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA - MÓDULO II