Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - SIGA O RITMO







Planejamento para eixo de Música – Grupo 3 de Educação Infantil


Título: Siga o ritmo
Âmbito: Conhecimento de Mundo    

Eixo: Música


Conteúdo:
- Apreciação Musical
- Escuta de obras musicais variadas.
- Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

Objetivos:
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Brincar com a música, imitar, inventar e se movimentar ouvindo diferentes ritmos.

Material:
- Aparelho de som – se for possível a utilização de dois aparelhos a atividade se torna mais dinâmica.
- CDs com diferentes tipos de músicas. Sugerem-se:
• LAKSCHEVITZ, Elza; e RUFINO, Inês. Villa-Lobos para crianças. Coro Infantil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Videolar, 1997, 1 CD, digital, áudio. ATR 32013.
• MATURELLI, Zezinho; e GILLES, Eduar. Músicas daqui, ritmos do mundo: uma aventura de Felícia, Joel e Piuí. São Paulo: Fábrica livros e brinquedos, 2001.
• TATIT, Paulo; e PERES, Sandra. Canções de brincar. São Paulo: Palavra Cantada, 1996, 1 CD (32 min), digital, áudio.
• Circo Arrelia Parlapatões, Figurinha Antonio Nóbrega, Picolino, Pururuca. São Paulo: Atração Fonográfica.
• PERES, Sandra e TATIT, Paulo. Canções do Brasil. São Paulo: Palavra Cantada, 2001, 1 CD digital, áudio.
• UAKTI. Clássicos. Belo Horizonte: Sonhos e Sons, 2002, 1 CD, digital, 16 faixas.
• UAKTI. Águas da Amazônia. Belo Horizonte: Sonhos e Sons, 2001, 1 CD, digital, 10 faixas.

- Tecidos leves, tiras de papel crepom, balões de aniversário (já cheios e amarrados no bico, ou seja, sem barbante).
- Almofadas ou tapete.

Atividade motivacional:  

- Organizar as crianças sentadas em um local confortável – sobre um tapete ou em almofadas. Preferencialmente, com pouca luminosidade.

- Apresentar uma música bastante suave, com ritmo lento, e convidar as crianças a escutarem e apreciarem com atenção. Perguntar o que sentem vontade de fazer quando escutam uma canção como esta.

- Sugerir que se deitem e continuem a escutar a canção. Propor que se encolham e que se espreguicem ao ritmo do que estão ouvindo.

- Convidar para que se levantem e se movimentem seguindo o ritmo da canção, ou seja, de maneira lenta. As crianças podem caminhar, engatinhar, se arrastar de forma bem vagarosa.

-Finalizada a canção, convidar todos para que se sentem e contem como perceber seus próprios movimentos, podem, inclusive, apresentar o movimento que gostaram de realizar e a maneira como o fizeram – lentamente.


Encaminhamento metodológico (estratégias, procedimentos e métodos):

- Propor um desafio aos alunos: ouvir diferentes músicas e se movimentar ao som delas, porém, comentar com as crianças que as músicas serão alteradas sem comunicação prévia, ou seja, devem ficar atentas à mudança de música que será apresentada.

- Alternar a apresentação de faixas de CD das canções selecionadas, de modo que as crianças ouçam uma canção mais lenta e criem movimentos para elas e, aos poucos, sejam surpreendidos por outra canção com ritmo diferenciado e tenham que improvisar novos movimentos para acompanhá-la.

- É importante que o professor participe do momento de exploração de movimentos, executando-os junto com as crianças, despertando a atenção do grupo para um movimento criado por um determinado participante, sugerindo algumas variações como: erguer e abaixar os braços de maneira alternada, saltitar, dar pulos e continuar caminhando, abaixar-se em determinado momento, engatinhar e arrastar-se, entre outras possibilidades, sempre seguindo o ritmo apresentado.

- Ao longo da exploração musical proposta, inserir os materiais sugeridos, como tecidos leves, fitas, balões, um de cada vez. Podem-se oferecer as fitas de papel crepom para que sejam utilizadas ao som de uma música lenta; balões para acompanhar uma música mais rápida; por exemplo. Ressalta-se que deve haver intervalos entre a oferta de um e de outro recurso material, de modo a possibilitar experimentações diversificadas às crianças – ora com material, ora sem material para acompanhar a canção.

- Para a finalização da exploração de ritmos, apresentar uma canção de ritmo mais lento e permitir que seja executada até o final.


Observação: caso o professor disponha de dois aparelhos de som, poderá criar o elemento surpresa de maneira mais eficaz, pois poderá alternar as faixas de músicas de maneira mais prática, sem precisar destinar alguns segundos à mudança de CD no aparelho.


Avaliação:

Ressalta-se que as atividades de acompanhamento de estruturas rítmicas propiciam a conscientização das possibilidades motoras. Esse processo de conscientização é gradual, portanto cada criança pode apresentar maior ou menor facilidade para acompanhar as propostas de expressão, em decorrência de suas experiências anteriores.

Desse modo, durante a realização da atividade, será possível perceber se as crianças:

• Demonstram interesse em realizar movimentos ao ritmo das músicas apresentadas.

• Expressam-se de acordo com os ritmos apresentados e de acordo com suas possibilidades.

• Coordenam movimentos considerando o ritmo apresentado de acordo com suas possibilidades.

• Sentem-se estimuladas pelo desafio de expressão corporal a partir das músicas apresentadas.


Fonte: www.editorapositivo.com.br