Sugestão de plano de aula
IMAGINAR E PROCURAR
FIGURAS NAS NUVENS
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
-(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre
fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais
acontecimentos.
ESPAÇOS,
TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
-(EI02ET02) Observar, relatar e
descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva
etc.).
Primeiro
momento:
Organizar as crianças em
um lugar confortável, ler a história “Branca, a nuvenzinha”- Silvia Helena Roos
Lencine, (baixar
o livro), estimular os pequenos a deduzir o que acontecerá na história, por
meio de comentários ou imitando os personagens. Após a leitura, conversar sobre
história explorando as ilustrações e os personagens.
.
Segundo
momento:
Escolher um lugar aberto e
aconchegante onde se possa
contemplar e observar o céu, conversar
sobre as nuvens e suas formas (elas se transformam em chuva e devolvem
para a Terra a água que foi parar lá em cima pelo processo de evaporação), propor
a brincadeira de imaginar e procurar figuras
nas nuvens. Registrar a vivência através de desenhos.
Avaliação:
Observação
da participação e desenvolvimento individual e coletivo da criança, através das
vivências propostas.