Search box

IMAGINAR E PROCURAR FIGURAS NAS NUVENS - Sugestão de plano de aula para educação infantil













 

Sugestão de plano de aula

IMAGINAR E PROCURAR FIGURAS NAS NUVENS

 

 

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

 -(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

 

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

-(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

 

Primeiro momento:  

Organizar as crianças em um lugar confortável, ler a história “Branca, a nuvenzinha”- Silvia Helena Roos Lencine, (baixar o livro), estimular os pequenos a deduzir o que acontecerá na história, por meio de comentários ou imitando os personagens. Após a leitura, conversar sobre história explorando as ilustrações e os personagens.

.

 

Segundo momento:  

Escolher um lugar aberto e aconchegante  onde se possa contemplar  e observar o céu,  conversar  sobre as nuvens e suas formas (elas se transformam em chuva e devolvem para a Terra a água que foi parar lá em cima pelo processo de evaporação), propor a   brincadeira  de imaginar e procurar figuras nas nuvens.  Registrar a vivência  através de desenhos.

 

 

Avaliação: Observação da participação e desenvolvimento individual e coletivo da criança, através das vivências propostas.

 

 BAIXE ESSE PLANO DE TRABALHO EM PDF CLICANDO AQUI