OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer o Próprio nome como identidade.
- Identificar a letra inicial do próprio nome.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Confeccionar um crachá para cada criança.
- O nome da criança deve estar com letra de imprensa e maiúscula.
- Entregue os crachás e deixe que observem as letras do nome delas.
- Peça-lhes que se organizem em duplas e, depois comparem os nomes nos crachás.
- O que há de diferente?
- Qual nome tem maior e menos quantidade de letras?
- leve para a sala embalagens vazias de produtos para que as crianças descubram em seus rótulos as iniciais dos nomes delas.
- Afixe os nomes das crianças nas cadeiras, nas mesinhas e em outros objetos da sala , oferecendo-lhes várias oportunidades para que elas o identifiquem
- Realize atividades com quadro de pregas. (como fazer um quadro de pregas)
Sugestões de como trabalhar com quadros de pregas
- Coloque as fichas com os nome sobre uma mesa
- Quando as crianças chegarem à sala, devem identificar a ficha com o próprio nome e colocá-la no quadro de pregas.
- Cantar a música
VOCÊ TEM UM LINDO NOME,
LINDO NOME VOCÊ TEM,
O SEU NOME É ______ (nome da criança)
TODOS NÓS SABEMOS BEM.
Djenane Aleves
música: Ciranda, cirandinha.
As crianças cujo nome a professora falar durante a música deve dirigir-se ao quadro de pregas e pegar a ficha com o nome dela.
A brincadeira continua até que todas as crianças tenham participado.
- Organize as fichas no quadro de pregas, e sem que as crianças vejam, retire uma ficha.
As crianças devem tentar descobrir qual nome foi retirado.
- Realize brincadeiras como:
Como trabalhar
- Coloque o crachá em todas as crianças
- Faça círculos no chão e escreva a letra inicial dos nomes das crianças dentro de cada círculo. - Peça às crianças que posicionem dentro do círculo em que está escrito a letra inicial de seu nome.
- Quando você disser "Coelhinho sai da toca", cada criança deve trocar de círculo. Nesse instante, entre em um dos círculos para que sobre uma criança.
- A criança que sobrou deve dizer:
_Coelhinho vá para sua toca.
- As crianças então devem, então, se posicionar novamente no círculo com a inicial de nome delas, inclusive a que estava sem círculo.
- Continue a brincadeira enquanto as crianças mantiverem o interesse.
Brincadeira: Se eu fosse um peixinho...
Como trabalhar
- Coloque as crianças sentadas em círculo e distribua os crachás, de preferência com formato de peixe, no chão, no centro do círculo.
- Nesse momento, escolha um crachá, mostre-o ao grupo e cante com o nome da criança que está no crachá:
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A(O)____________ (nome da criança)
DO FUNDO DO MAR.
- A criança a quem pertence o crachá deve levantar-se e recebê-lo.
- A criança que recebeu o crachá sorteia o próximo crachá, mostra-o para à turma, e todos cantam novamente o nome da criança sorteada.
- A brincadeira continua até que haja mas crachás no centro do círculo.
Brincadeira: Caí no poço
Como trabalhar
- Escreva as iniciais dos nomes das crianças da turma em fichas de tamanho 10 x 15 cm.
- Escolha uma das crianças e fique diante dela.
- Crie o seguite diálogo com a criança
_ Criança: _ Caí no poço,
_ Educador(a): _ Quem tira você?
_ Crianças: Meu bem.
_ Educador(a): Seu bem é este?
- Nesse momento, mostre as fichas com as iniciais das letras dos nomes da turma, uma a uma, para que a criança identifique a inicial do próprio nome.
- Dê oportunidade a todas as crianças de participar da brincadeira.
Fonte: Viagem do saber - Manual do professor