Search box

MEU NOME - PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


















OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer o Próprio nome como identidade.
  • Identificar a letra inicial do próprio nome.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Confeccionar um crachá para cada criança. 
  • O nome da criança deve estar com letra de imprensa e maiúscula.
  • Entregue os crachás e deixe que observem as letras do nome delas.
  • Peça-lhes que se organizem em duplas e, depois comparem os nomes nos crachás.
  - O que há de igual nos dois nomes?
  - O que há de diferente?
  - Qual nome tem maior e menos quantidade de letras?
  • leve para a sala embalagens vazias de produtos para que as crianças descubram em seus rótulos as iniciais dos nomes delas.
  • Afixe os nomes das crianças nas cadeiras, nas mesinhas e em outros objetos da sala , oferecendo-lhes várias oportunidades para que elas o identifiquem

    Sugestões de como trabalhar com quadros de pregas
    - Coloque as fichas com os nome sobre uma mesa
    - Quando as crianças chegarem à sala, devem identificar a ficha com o próprio nome e colocá-la no quadro de pregas.

    - Cantar a música

    VOCÊ TEM UM LINDO NOME,
    LINDO NOME VOCÊ TEM, 
    O SEU NOME É ______ (nome da criança)
    TODOS NÓS SABEMOS BEM.
    Djenane Aleves 
    música: Ciranda, cirandinha.
     
    As crianças cujo nome a professora falar durante a música deve dirigir-se ao quadro de pregas e pegar a ficha com o nome dela.
    A brincadeira continua até que todas as crianças tenham participado.

     - Organize as fichas no quadro de pregas, e sem que as crianças vejam, retire uma ficha.
    As crianças devem tentar descobrir qual nome foi retirado.

    • Realize  brincadeiras como: 

    Brincadeira: Coelhinho sai da toca.
    Como trabalhar
    - Coloque o crachá em todas as crianças
    - Faça círculos no chão e escreva a letra inicial dos nomes das crianças dentro de cada círculo. - Peça às crianças que posicionem dentro do círculo em que está escrito a letra inicial de seu nome.
    - Quando você disser "Coelhinho sai da toca", cada criança deve trocar de círculo. Nesse instante, entre em um dos círculos para que sobre uma criança.
    - A criança que sobrou deve dizer:
     _Coelhinho vá para sua toca.
    - As crianças então devem, então, se posicionar novamente no círculo com a inicial de nome delas, inclusive a que estava sem círculo.
    - Continue a brincadeira enquanto as crianças mantiverem o interesse.


    Brincadeira: Se eu fosse um peixinho...
    Como trabalhar
    - Coloque as crianças sentadas em círculo e distribua os crachás, de preferência com formato de peixe, no chão, no centro do círculo.
    - Nesse momento, escolha um crachá, mostre-o ao grupo e cante com o nome da criança que está no crachá:

    SE EU FOSSE UM  PEIXINHO
    E SOUBESSE NADAR,
    EU TIRAVA A(O)____________ (nome da criança)
    DO FUNDO DO MAR.

    - A criança a quem pertence o crachá deve levantar-se e recebê-lo.
    - A criança que recebeu o crachá sorteia o próximo crachá, mostra-o para à turma, e todos cantam novamente o nome da criança sorteada.
    - A brincadeira continua até que haja mas crachás no centro do círculo.




    Brincadeira: Caí no poço
    Como trabalhar
    - Escreva as iniciais dos nomes das crianças da turma em fichas de tamanho 10 x 15 cm.
    - Escolha uma das crianças e fique diante dela.
    - Crie o seguite diálogo com a criança
    _ Criança: _ Caí no poço,
    _ Educador(a): _ Quem tira você?
    _ Crianças: Meu bem.
    _ Educador(a): Seu bem é este?
    - Nesse momento, mostre as fichas com as iniciais das letras dos nomes da turma, uma a uma, para que a criança identifique a inicial do próprio nome.
    - Dê oportunidade a todas as crianças de participar da brincadeira.

    Fonte: Viagem do saber - Manual do professor