Search box

MÚSICAS PARA TRABALHAR HIGIENE CORPORAL








PASSEI NA PINGUELINHA
música: FUI NO ITORORÓ


(crianças em roda, em fileiras ou em lugares definidos)
Eu passei na pinguelinha,  (dar um salto no lugar)
Chinelinho saiu do pé. 
(bater a ponta do pé direito à frente apontando-o com o indicador)
Os peixinhos reclamaram:
(juntar as mãos e deslizá-las para os lados, como peixe)
Que cheirinho de chulé! (fazer careta, balançando a mão perto do nariz)

Ó meu amiguinho
E minha amiguinha
Vão lavar os pés
Pra ficarem cheirosinhos.



***********************************************************************************




O SAPO NÃO LAVA O PÉ

O Sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer,
Mas que chulé!



**********************************************************************************


BANHO É BOM
Castelo-Rá-Tim-Bum


Tchau Preguiça
Tchau Sujeira
Adeus cheirinho de suor
Lava, lava, lava
Lava, lava, lava
Uma orelha, uma orelha
Outro orelha, outra orelha
Lava, Lava, lava
Lava testa, bochecha
Lava o queixo, lava coxa e lava até meu pé
Meu querido pé que me aguenta o dia inteiro
E o meu nariz, meu pescoço
O meu tórax e o meu bumbum
E também o fazedor de xixi.

La la la la la

Ainda não acabou não, vem cá, vem
Uma enxugadinha, uma coçadinha ali
Faz a volta e põe a roupa de enfaixar
Banho é bom, Banho é bom
Banho é muito bom
Agora acabou!


***********************************************************************************



LAVAR AS MÃOS
Castelo-Ra-Tim-Bum

Uma
Lava a outra
Lava uma

Lava a outra
Lava uma
(mão)
Lava a outra (mão)
Lava uma
(mão)
Lava a outra (mão)
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

Lava uma (mão)
Lava outra (mão)
Lava uma
Lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, Bactéria, mando embora embaixo da torneira

(Água uma,
Água outra,
Água uma
(mão)
Água outra
Água uma)

Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

Lava uma (mão)
3X (mão)

Água uma (mão)
Lava outra (mão)
Lava uma (mão)
Lava outra
Lava uma



*********************************************************************************************************************



SE EU TOSSIR
Música: PIRULITO QUE BATE, BATE

Crianças em roda, em fileiras ou em fila.
Se eu tossir
Ou espirrar (apontar para si)
Mão no bolso
Eu vou levar. (Por a mão no bolso e tirar o lenço)
Meu lencinho
Eu vou usar. (balançar o lenço)
Se eu tossir
 Ou espirrar ( apontar para si)
...atchim! (espirrar, protegendo-se e se enxugando com o lenço.