Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINANDO AOS PEQUENOS SOBRE OS CAVALOS














1º Momento

Área do conhecimento: Linguagem Oral
Conteúdo: Gêneros Textual: poesia
Objetivo: Apreciar a poesia "O cavalinho branco" de Cecília Meireles e conhecer um pouco da vida da escritora.

Iniciar a aula mostrando a figura de um cavalo,   comentar que irá ler uma linda poesia chamada "O cavalinho branco"  da escritora  Cecília Meireles. Antes de começar a ler mostrar uma imagem da escritora e falar um pouquinho sobre sua vida (biografia).

O Cavalinho Branco
Cecília Meireles

À tarde, o cavalinho branco
está muito cansado: 

Mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.

O cavalo sacode a crina 
loura e comprida

E nas verdes ervas atira 
sua branca vida.

Seu relincho estremece as raízes 
e ele ensina aos ventos

A alegria de sentir livres 
seus movimentos.

Trabalhou todo o dia, tanto! 
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho branco, 
de crina dourada.





2º Momento

Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Jogos Dramáticos: brincadeiras de dramatização
Objetivos:  Brincar de dramatizar a poesia "O cavalinho branco" de Cecília Meireles.
                  Promover a socialização.

Brincar de dramatizar a poesia,  recitando-a no plural.  Como proceder: desenhar um grande círculo no chão, as crianças andam em fileira ao redor desse círculo e fazem os gestos conforme a poesia.

À tarde, os cavalinhos brancos 
estão muito cansados:   As  crianças  de quatro correm ao redor do círculo  e após deitam-se no chão .

Mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.   As crianças de quatro  entram dentro do círculo e sacodem os cabelos.
Os cavalos sacodem as crinas 
louras e compridas

E nas verdes ervas atira  
suas brancas vidas.     fingem que estão comendo ervas
Seus relinchos  estremecem as raízes 
e eles ensinam aos ventos           imitam o relincho do cavalo 

A alegria de sentir livres 
seus movimentos.  correm de quatro ao redor do círculo
Trabalharam todo o dia, tanto! 
desde a madrugada!                  Fazem carinhas de cansadas e deitam-se no chão
Descansam entre as flores, cavalinhos brancos, 
de crinas douradas.



3º Momento

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade.
Conteúdo: Ecossistema e Biodiversidade: Seres vivos: diferentes espécie, suas características e suas necessidades vitais
Objetivo: Aprender algumas curiosidades sobre os cavalos.

Roda de conversa: mostrar várias gravuras ou slide de cavalos e conversar sobre algumas curiosidades relacionadas a estes animais.

Imagens de cavalos - clique aqui
algumas curiosidades sobre o cavalo - clique aqui




4º Momento

Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade.
Conteúdos:Formas de cuidado e preservação do meio ambiente, composição visual tridimensional
Objetivo: Orientar sobre a importância de se reciclar
               

Conversar com as crianças sobre a importância de se reciclar, comentando que tudo que fabricamos foi retirado da terra e o reaproveitamento de alguns  materiais diminui a quantidade de lixo produzido, o que é bom para o planeta e bom para todos os seres vivo. Após, confeccionar com elas cavalinhos de garrafa pet.   

Cavalinho confeccionado com garrafa pet - clique aqui
Porque é tão importante reciclar? - clique aqui


5º Momento



Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e culturas
Objetivo: Ouvir e cantar juntamente com as crianças  a música "Era uma vez um cavalinho", explorando o som, ritmo e letra.

Ouvir e cantar e explorar a canção  "Era uma vez um cavalinho".







Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel

A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!      
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!

preso no seu carrossel
Corre corre cavalinho de papel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel

A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!

Mas um dia uma menina
abeirou-se do bonito carrossel
Afagou o cavalinho
cavalinho, cavalinho de papel

A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!


 6º Momento


Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: desenho com intervenção.
Objetivo: Desenvolver a percepção visual e a noção espacial.


Relembrar a poesia "O cavalinho branco" e  entregar a  criança um desenho de um cavalo para que completem os olhos pernas. Obs: Deixar que  completem a seus modos, sempre elogiar por mais que a criança faça somente alguns risquinhos para completar o rabo, as patas etc. Auxiliar apenas comentando onde está o rabo de seu cavalo? e os olhos onde estão? ...







7º Momento


Área do conhecimento: Linguagem Oral
Conteúdo: Gênero textual, Oralidade em situação de conversa
Objetivo: Ouvir e apreciar uma história relacionada a cavalos.
                  Ampliar as possibilidades de se expressar verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral.


Contar a história "O burrinho Siso"  ou "O cavalo voador",  depois de contar a história fazer questionamentos: Ex: na história  do "O burrinho Siso" Como era o nome do burrinho? como era o nome do companheiro de Siso? Alegria vivia contando poesias, piadas ou histórias? O que Siso comprou para ir para a festa? E o que aconteceu? entre outros. deixar que as crianças soltem a oralidade.
O burrinho Siso  - clique aqui
O cavalo voador - clique aqui



8º Momento

Área do conhecimento: Arte, Linguagem Corporal
Conteúdo: Composição bidimensional (pintura), Desenvolvimento das habilidades físicas e motoras.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina.
Realizar brincadeiras que envolvam diferentes movimentos.  

Distribuir máscaras  máscaras de cavalinhos para as crianças colorirem e com as máscaras confeccionadas  correr pelo pátio ou sala de quatro imitando  cavalinhos correndo, cavalinhos cansado, cavalinhos tomando água, etc.
MÁSCARA DE CAVALO PARA COLORIR | | TERRA NEWS | |





                                                                      9º Momento
Área do conhecimento:  Arte
Conteúdo: Grandes pintores das Artes plásticas
Objetivo:  Observar e apreciar as obras do artista Franz Marc. 
Comentar  com as crianças que elas irão apreciar algumas obras de Franz Marc, um artista que gostava muito de pintar cavalos em suas telas. Falar um pouquinho sobre o artista (biografia) e mostrar figuras ou slides de algumas de suas  obras  para que as crianças apreciem, observem e comentem.

Franz Marc - clique aqui




                                                                      10º Momento


Natureza e Sociedade
Conteúdo:
Objetivo:

 Escrever  na lousa a palavra CAVALO em seguidas as crianças tentarão copiar a palavra  em seus cadernos. Obs: as crianças menores poderão tentar copiar somente as vogais presentes na palavra.




                                                                      10º Momento

Área do conhecimento: Matemática
Conteúdo: Sequência
Objetivo: Realizar brincadeiras de construção de sequência.

Imprimir dois de cada cavalinho.  Colocar as crianças sentadas  no chão e em círculo. Primeiramente mostrar cada cavalinho para que tentem dizer o nome do numeral (1 ao 5) .  Em  seguida  espalhá-los pelo chão em seguida colocar uma sequencia  de três ou mais cavalinhos e a criança deverá ir até o centro e tentar formar a sequencia  observando o numeral presente em cada um. 

Cavalinhos dos numerais (1 ao 10)  - clique aqui









                                                                      11º Momento


Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Desenho livre
Objetivo:Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade

Distribuir folhas de A4 ou outro tipo de suporte  para  as  crianças tentem desenhar livremente um cavalo, sempre estimulando: onde estão as orelhas? , onde estão as crinas? e onde está o rabo?, etc.


E para encerrar distribuir como lembrancinha  um cavalinho confeccionado com balão espaguete ou outro tipo de material.

Eis aqui uma sugestão!
escultura-baloes-cavalo-ponei-1.
http://aprendi.net