1º Momento
Área do conhecimento: Linguagem Oral
Conteúdo: Gêneros Textual: poesia
Objetivo: Apreciar a poesia "O cavalinho branco" de Cecília Meireles e conhecer um pouco da vida da escritora.
Iniciar a aula mostrando a figura de um cavalo, comentar que irá ler uma linda poesia chamada "O cavalinho branco" da escritora Cecília Meireles. Antes de começar a ler mostrar uma imagem da escritora e falar um pouquinho sobre sua vida (biografia).
O Cavalinho Branco
Cecília Meireles
À tarde, o cavalinho branco
À tarde, o cavalinho branco
está muito cansado:
Mas há um pedacinho do campo
Mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado.
O cavalo sacode a crina
O cavalo sacode a crina
loura e comprida
E nas verdes ervas atira
E nas verdes ervas atira
sua branca vida.
Seu relincho estremece as raízes
Seu relincho estremece as raízes
e ele ensina aos ventos
A alegria de sentir livres
A alegria de sentir livres
seus movimentos.
Trabalhou todo o dia, tanto!
Trabalhou todo o dia, tanto!
desde a madrugada!
Descansa entre as flores, cavalinho branco,
Descansa entre as flores, cavalinho branco,
de crina dourada.
Mas há um pedacinho do campo
3º Momento
Área do conhecimento: Natureza e Sociedade.
Conteúdo: Ecossistema e Biodiversidade: Seres vivos: diferentes espécie, suas características e suas necessidades vitais
2º Momento
Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Jogos Dramáticos: brincadeiras de dramatização
Objetivos: Brincar de dramatizar a poesia "O cavalinho branco" de Cecília Meireles.
Promover a socialização.
Brincar de dramatizar a poesia, recitando-a no plural. Como proceder: desenhar um grande círculo no chão, as crianças andam em fileira ao redor desse círculo e fazem os gestos conforme a poesia.
À tarde, os cavalinhos brancos
estão muito cansados: As crianças de quatro correm ao redor do círculo e após deitam-se no chão .
Mas há um pedacinho do campo
onde é sempre feriado. As crianças de quatro entram dentro do círculo e sacodem os cabelos.
Os cavalos sacodem as crinas
Os cavalos sacodem as crinas
louras e compridas
E nas verdes ervas atira
E nas verdes ervas atira
suas brancas vidas. fingem que estão comendo ervas
Seus relinchos estremecem as raízes
Seus relinchos estremecem as raízes
e eles ensinam aos ventos imitam o relincho do cavalo
A alegria de sentir livres
A alegria de sentir livres
seus movimentos. correm de quatro ao redor do círculo
Trabalharam todo o dia, tanto!
Trabalharam todo o dia, tanto!
desde a madrugada! Fazem carinhas de cansadas e deitam-se no chão
Descansam entre as flores, cavalinhos brancos,
Descansam entre as flores, cavalinhos brancos,
de crinas douradas.
Área do conhecimento: Natureza e Sociedade.
Conteúdo: Ecossistema e Biodiversidade: Seres vivos: diferentes espécie, suas características e suas necessidades vitais
Objetivo: Aprender algumas curiosidades sobre os cavalos.
Roda de conversa: mostrar várias gravuras ou slide de cavalos e conversar sobre algumas curiosidades relacionadas a estes animais.
Imagens de cavalos - clique aqui
algumas curiosidades sobre o cavalo - clique aqui
Imagens de cavalos - clique aqui
algumas curiosidades sobre o cavalo - clique aqui
4º Momento
Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade.Conteúdos:Formas de cuidado e preservação do meio ambiente, composição visual tridimensional
Objetivo: Orientar sobre a importância de se reciclar
Conversar com as crianças sobre a importância de se reciclar, comentando que tudo que fabricamos foi retirado da terra e o reaproveitamento de alguns materiais diminui a quantidade de lixo produzido, o que é bom para o planeta e bom para todos os seres vivo. Após, confeccionar com elas cavalinhos de garrafa pet.
Cavalinho confeccionado com garrafa pet - clique aqui
Porque é tão importante reciclar? - clique aqui
5º Momento
Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Gêneros musicais de diferentes estilos, épocas e culturas
Objetivo: Ouvir e cantar juntamente com as crianças a música "Era uma vez um cavalinho", explorando o som, ritmo e letra.
Ouvir e cantar e explorar a canção "Era uma vez um cavalinho".
Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
preso no seu carrossel
Corre corre cavalinho de papel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
Mas um dia uma menina
abeirou-se do bonito carrossel
Afagou o cavalinho
cavalinho, cavalinho de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: desenho com intervenção.
Objetivo: Desenvolver a percepção visual e a noção espacial.
Área do conhecimento: Linguagem Oral
Conteúdo: Gênero textual, Oralidade em situação de conversa
Objetivo: Ouvir e apreciar uma história relacionada a cavalos.
Ampliar as possibilidades de se expressar verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral.
O cavalo voador - clique aqui
Conteúdo: Grandes pintores das Artes plásticas
Objetivo: Observar e apreciar as obras do artista Franz Marc.
Comentar com as crianças que elas irão apreciar algumas obras de Franz Marc, um artista que gostava muito de pintar cavalos em suas telas. Falar um pouquinho sobre o artista (biografia) e mostrar figuras ou slides de algumas de suas obras para que as crianças apreciem, observem e comentem.
Franz Marc - clique aqui
Natureza e Sociedade
Conteúdo:
Objetivo:
Escrever na lousa a palavra CAVALO em seguidas as crianças tentarão copiar a palavra em seus cadernos. Obs: as crianças menores poderão tentar copiar somente as vogais presentes na palavra.
Conteúdo: Sequência
Objetivo: Realizar brincadeiras de construção de sequência.
Área do conhecimento: Arte
Conteúdo: Desenho livre
Objetivo:Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade
Distribuir folhas de A4 ou outro tipo de suporte para as crianças tentem desenhar livremente um cavalo, sempre estimulando: onde estão as orelhas? , onde estão as crinas? e onde está o rabo?, etc.
E para encerrar distribuir como lembrancinha um cavalinho confeccionado com balão espaguete ou outro tipo de material.
Eis aqui uma sugestão!
Que vivia num lindo carrossel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
preso no seu carrossel
Corre corre cavalinho de papel
Tinha as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
Mas um dia uma menina
abeirou-se do bonito carrossel
Afagou o cavalinho
cavalinho, cavalinho de papel
A correr trá-lá-lá!
A saltar trá-lá-lá!
Cavalinho não saia do lugar, trá-lá-lá!
6º Momento
Conteúdo: desenho com intervenção.
Objetivo: Desenvolver a percepção visual e a noção espacial.
Relembrar a poesia "O cavalinho branco" e entregar a criança um desenho de um cavalo para que completem os olhos pernas. Obs: Deixar que completem a seus modos, sempre elogiar por mais que a criança faça somente alguns risquinhos para completar o rabo, as patas etc. Auxiliar apenas comentando onde está o rabo de seu cavalo? e os olhos onde estão? ...
7º Momento
Conteúdo: Gênero textual, Oralidade em situação de conversa
Objetivo: Ouvir e apreciar uma história relacionada a cavalos.
Ampliar as possibilidades de se expressar verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral.
Contar a história "O burrinho Siso" ou "O cavalo voador", depois de contar a história fazer questionamentos: Ex: na história do "O burrinho Siso" Como era o nome do burrinho? como era o nome do companheiro de Siso? Alegria vivia contando poesias, piadas ou histórias? O que Siso comprou para ir para a festa? E o que aconteceu? entre outros. deixar que as crianças soltem a oralidade.
O burrinho Siso - clique aquiO cavalo voador - clique aqui
8º Momento
Área do conhecimento: Arte, Linguagem Corporal
Conteúdo: Composição bidimensional (pintura), Desenvolvimento das habilidades físicas e motoras.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina.
Realizar brincadeiras que envolvam diferentes movimentos.
Conteúdo: Composição bidimensional (pintura), Desenvolvimento das habilidades físicas e motoras.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina.
Realizar brincadeiras que envolvam diferentes movimentos.
Distribuir máscaras máscaras de cavalinhos para as crianças colorirem e com as máscaras confeccionadas correr pelo pátio ou sala de quatro imitando cavalinhos correndo, cavalinhos cansado, cavalinhos tomando água, etc.
9º Momento
Área do conhecimento: Arte
Objetivo: Observar e apreciar as obras do artista Franz Marc.
Comentar com as crianças que elas irão apreciar algumas obras de Franz Marc, um artista que gostava muito de pintar cavalos em suas telas. Falar um pouquinho sobre o artista (biografia) e mostrar figuras ou slides de algumas de suas obras para que as crianças apreciem, observem e comentem.
Franz Marc - clique aqui
10º Momento
Conteúdo:
Objetivo:
10º Momento
Área do conhecimento: Matemática
Objetivo: Realizar brincadeiras de construção de sequência.
Imprimir dois de cada cavalinho. Colocar as crianças sentadas no chão e em círculo. Primeiramente mostrar cada cavalinho para que tentem dizer o nome do numeral (1 ao 5) . Em seguida espalhá-los pelo chão em seguida colocar uma sequencia de três ou mais cavalinhos e a criança deverá ir até o centro e tentar formar a sequencia observando o numeral presente em cada um.
Cavalinhos dos numerais (1 ao 10) - clique aqui
11º Momento
Conteúdo: Desenho livre
Objetivo:Desenvolver a coordenação motora fina e a criatividade
Distribuir folhas de A4 ou outro tipo de suporte para as crianças tentem desenhar livremente um cavalo, sempre estimulando: onde estão as orelhas? , onde estão as crinas? e onde está o rabo?, etc.
E para encerrar distribuir como lembrancinha um cavalinho confeccionado com balão espaguete ou outro tipo de material.
Eis aqui uma sugestão!
. |
http://aprendi.net |