Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - "MORADIA"
























Encontrei este plano de aula na net e achei muito interessante, e como tudo que é bom deve ser compartilhado, então eis aqui. Parabéns  a professora Marilda Bassanesi que elaborou este plano de aula.


Escola Municipal Reverendo Darci Miranda Gonçalves

TURMA: Pré B

TEMPO PREVISTO PARA EXECUÇÃO: 15 horas DATAS: 25/27/28/06/2012

HORÁRIO: 07:45 ás 11:45 horas

1- CONTEÚDO
Geografia: PRODUÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO: Lugar de Morar
Matemática: Conceito de número

2- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:

  •  Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade, imaginação e a linguagem oral, como também explorar os conceitos matemáticos e sensoriais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar;
  •  Diferenciar diferentes tipos de moradia a partir de imagens e fatos do cotidiano;
  • Perceber as condições de habitação de diferentes grupos sociais;
  • Grafar, representar e identificar o numeral 3.

3- ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

3.1- MOBILIZAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS

  • Contar a história dos três porquinhos dramatizando-a (professores e alunos).


3.2- DESENVOLVIMENTO

1º MOMENTO:
  •  Conversar sobre tipos de moradias para os humanos e os diferentes tipos de abrigos que os animais usam para se proteger e descansar; (explorar como eram construídas as casas que aparecem na história e indagar se atualmente observam casas desse estilo (palhas, madeiras, tijolos...);
  •  Representar através de desenho e colagem a casa dos três porquinhos;
  •  Explorar na oralidade, quantos são os porquinhos da história e quantas casinhas construíram;
  •  Pedir para que registrem no caderno, através de desenho;
  •  Apresentar o traçado do numeral 3;
  • Tarefa de casa.

2º MOMENTO

  •  Organizar os alunos em uma roda, para com eles cantar a música: “A Casa” de Vinicius de Moraes;   A Casa.wmvA          A Casa Vincius de Moraes por Eliana.wmv
  •  Mostrar para as crianças imagens de moradias e habitações (apresentação em PowerPoint (montagem pelas acadêmicas Delia e Eldir);
  • Utilizar as imagens coletadas pelas crianças, para montagem de painel sobre os diferentes tipos de moradias;
  •  Confeccionar de forma tridimensional os tipos de moradias que conhecem e que puderam observar na apresentação;
  • Alinhavo do numeral 3;
  •  Colagem sobre o numeral 3, com diferentes materiais;
  •  Representar o numeral 3 com tampinhas, sementes, palitos, canudos e outros, classificando-os;
  • Realizar atividade de memorização da quantidade 3;
  • Tarefa de casa.

3º MOMENTO

  •  Realizar passeio nos arredores da escola, para observar diferentes tipos de moradias;
  •  Registrar de forma pictográfica os diferentes tipos de moradias que puderam observar durante o passeio;
  •  Realizar “a brincadeira: Coelhinho sai da Toca”;
  •  Explicar que assim como os humanos precisam de uma casa para morar, os animais também precisam de um abrigo;
  •  Apresentar em PowerPoint, alguns abrigos de animais (os mais populares); exemplo: gato, cachorro, formiga, João de barro, borboleta...;
  •  Realizar atividade de memorização do conteúdo (atividade cada bicho temseu lar);

3.3-SÍNTESE INTEGRADORA

  •  Realizar no laboratório de informática, jogos de quebra-cabeça e memória  (moradias)
                        Montar casinha 3 porquinhos 
                        Bob construtor construir casa

4- PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

  •  Para alcançar os objetivos propostos serão utilizadas as seguintes    estratégias: contagem de história com dramatização, aula expositiva dialogada, vídeo aula, passeio, música dramatizada, brincadeiras e jogos.

5- RECURSOS DIDÁTICOS

  •  Livro de literatura infantil, televisão, aparelho de DVD, DVDs, CDs, multimídia, computadores, cola, palito de picolé, palha, pequenas caixas recicláveis, papel dobradura, sulfite, crepom, massa de modelar, tesoura, palitos, barbantes, tabuleiro de alinhavos, agulha de perfuração, fantoches, dedoches, tampinhas, sementes, canudos, jornais, revistas, quadro negro, giz, lápis de cor.


6- AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e ocorrerá durante a realização das atividades propostas, observando o desempenho e a participação individual e coletiva dos alunos.

REFERÊNCIAS
CURRICULO PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CASCAVELEDUCAÇÃO
INFANTIL – VOL I – 2008.
Contos de Papel. – 2. Ed. – São Paulo: FTD, 1995.
Planejamento semestral do Pré Escolar – 1º semestre 2012.

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA. Acessado em: 29/05/2012.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=Tr64alpIxeY. Acessado em: 29/05/2012.
Disponível em: http://jogoseducativos.jogosja.com/jogos-educativos-Bob-oconstrutor-
Constrói-uma-casa. aspx. Acessado em: 30/05/2012.
Disponível em: http://www.njogos.pt/minha_casa.html. Acessado em: 31/05/2012.
Disponível em: http://www.colorirgratis.com/desenho-de-estas-sao-as-tres-casasdos-
tres-porquinhos-a-casa-de-palha-a-casa-de-madeira-e-tijolo-casa_3739.html.
Acessado em: 31/05/2012.


ANEXOS
MOBILIZAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS

OS TRÊS PORQUINHOS
ERA UMA VEZ UMA FAMÍLIA DE PORQUINHOS MUITO POBREZINHOS. CERTO DIA, A MÃE, SEM CONDIÇÕES DE SUSTENTAR SEUS TRÊS PORQUINHOS, MANDOU QUE SAÍSSEM E GANHASSEM A VIDA CADA UM POR SÍ.
E LÁ SE FORAM OS TRÊS PORQUINHOS. ATÉ QUE ENCONTRARAM UM SÍTIO DESABITADO E RESOLVERAM CONSTRUIR ALI TRÊS PEQUENAS
CASINHAS. ASSIM, SERIAM VIZINHOS E CONTINUARIAM SE ENCONTRANDO
TODOS OS DIAS. LIMPARAM O TERENO E SAÍRAM, CADA QUAL PARA UM LADO, A FIM
DE BUSCAR MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SUAS CASINHAS.
COMBINARAM DE SE ENCONTRAR DEPOPIS DO ALMOÇO PARA INICIAREM O
TRABALHO JUNTOS.
HEITOR, O PORQUINHO CAÇULA, ENTROU PELA MATA. CÍCERO, O PORQUINHO DO MEIO, TOMOU O CAMINHO DO LAGO. E PRÁTICO, O MAIS VELHO, SAIU EM DIREÇÃO À CIDADE VIZINHA.
CHEGANDO A UMA CLAREIRA NO MATO, HEITOR NÃO PODE CONTER SEU GÊNIO VADIO. ESTAVA SEMPRE CANSADO, SONOLENTO. DEITOU-SE NUM MONTE DE PALHA SECA E DORMIU.
CÍCERO, AO CONTRÁRIO ERA DO TIPO EXPANSIVO. GOSTAVA DE BRINCAR E DE CURTIR AS COISAS BOAS DA VIDA.
_ ORA, BOLAS! O TRABALHO E A CASINHA PODEM ESPERAR! EU VOU É PULAR NA ÁGUA E ME DIVERTIR _ PENSOU O FESTEIRO. PULOU NO LAGO E SE PÔS A NADAR.
PRÁTICO ERA ESPERTO E TRABALHADOR. CHEGOU À CIDADE E FOI DIRETO A UM DEPÓSITO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO. CONVERSOU COM O GERENTE E, EM TROCA DE ALGUNS SERVIÇOS QUE PRESTOU,
RECEBEU CIMENTO, TIJOLOS E TELHAS SUFICIENTES PARA A CONSTRUÇÃO
DE SUA CASA.
NA HORA COMBINADA, PRÁTICO VOLTOU AO SÍTIO E COMEÇOU O TRABALHO.
AO ACORDAR, HEITOR NOTOU QUE PERDERÁ A HORA. SAIU CORRENDO E, PARA FAZER SUA CASINHA, ACABOU LEVANDO UM POUCO DE PALHA SECA ONDE DORMIU.
CÍCERO, CANSADO DE TANTO BRINCAR, SAIU DO LAGO E PERCEBEU QUE JÁ ERA TARDE. MAL TEVE TEMPO DE APANHAR UM MONTE DE GALHOS SECOS PARA MONTAR SUA CASA.
QUANDO OS DOIS CHEGARAM, PRÁTICO JÁ MONTAVA SUA CASA DE TIJOLOS.
HEITOR E CÍCERO CAÇOARAM DO IRMÃO. ACHAVAM QUE NÃO HAVIA NECESSIDADE DE TANTO TRABALHO. PARA ELES, UMA BARRACA JÁ BASTAVA.
PRÁTICO ALERTOU-OS SOBRE VÁRIOS PERIGOS, MAS ELES NEM  LIGARAM.
EM POUCOS MINUTOS, HEITOR ARMOU SUA CHOUPANA DE PALHA E FOI DORMIR.
LOGO DEPOIS, CÍCERO MONTOU SUA CABANA DE GRAVETOS E ENTROU PARA FESTEJAR.
PRÁTICO, PORÉM, PASSOU A NOITE INTEIRA CONSTRUINDO SUA CASA.
NA MANHÃ SEGUINTE ESTAVA TUDO PRONTO.
FOI QUANDO APARECEU UM TERRÍVEL LOBO ESFOMEADO. CHEGOU À PORTA DA CHOUPANA DE HEITOR E GRITOU:
_ ABRA A PORTA OU SOPRAREI TÃO FORTE, QUE IRÁ TUDO PELOS ARES.E SOPROU TANTO QUE A CASA DE PALHA VOOU PELOS ARES.
O MESMO ACONTECEU COM A CABANA DE CÍCERO.
APAVORADOS, OS PORQUINHOS CORRERAM PARA A CASA DE PRÁTICO. 
IRRITADO, O LOBO CHEGOU À CASA DE TIJOLOS E BERROU:
_ ABRAM A PORTA JÁ, SEUS GORDUCHOS, OU SOPRAREI ATÉ ESSA
CASA DESMORONAR.
E SOPROU E BUFOU, MAS NÃO CONSEGUI O QUE QUERIA.
CANSADO DE TANTO ESFORÇO O MALVADO SUBIU NO TELHADO E PULOU PELA CHAMINÉ.
NO ENTANTO, CAIU DENTRO DE UM CALDEIRÃO DE ÁGUA QUENTE QUE PRÁTICO HAVIA COLOCADO SOBRE O FOGÃO.
DESMORALIZADO E TODO QUEIMADO, O LOBO FUGIU CORRENDO E NUNCA MAIS APARECEU.
PRÁTICO PERDOOU OS INEXPERIENTES IRMÃOS E JUNTOS CONSTRUÍRAM DUAS NOVAS CASINHAS PARA HEITOR E CÍCERO.
ASSIM, VIVERAM TRANQUILOS E FELIZES PARA SEMPRE.

1ª MOMENTO









2º MOMENTO

Letra da Música "A casa" de Vinicius de Moraes

ALINHAVO DO NUMERAL 3











3º MOMENTO


fonte: http://pt.slideshare.net