IDENTIDADE: ATIVIDADES COM O NOME - RECORTE, CONTAGEM DAS LETRAS, ILUSTRAÇÃO ETC
As atividades abaixo são para trabalho com a identidade, valorização de si mesmo, conhecimento do seu nome e das letras que o compõem, o nome dos amigos, quantidade de vogais e consoantes, recorte e colagem das letras do nome em revistas e jornais etc.
É importante que o aluno tenha espaço para falar aos amigos sobre o seu nome, quem o escolheu, como e o porquê da escolha e se desconhece este fato, também.
Sugestão de texto para contextualizar a sua aula, ainda na roda de leitura: Nome de gente - Pedro Bandeira ( o texto está logo abaixo)
1. Roda de leitura, conversar sobre o seu nome, escutar os coleguinhas também, falar sobre o texto ( o menino do texto não gostava do nome dele, e você, gosta do seu?) - Pintar apenas as letras do seu nome:
É importante que o aluno tenha espaço para falar aos amigos sobre o seu nome, quem o escolheu, como e o porquê da escolha e se desconhece este fato, também.
Sugestão de texto para contextualizar a sua aula, ainda na roda de leitura: Nome de gente - Pedro Bandeira ( o texto está logo abaixo)
1. Roda de leitura, conversar sobre o seu nome, escutar os coleguinhas também, falar sobre o texto ( o menino do texto não gostava do nome dele, e você, gosta do seu?) - Pintar apenas as letras do seu nome:
3. Trabalhando o nome dos amigos: esta atividade é para uma etapa posterior, em que todos os nomes da classe já foram muito bem visualizados na hora a chamadinha com os crachás, o professor já mostrou diversas vezes todos os nomes e eles inclusive já conseguem dizer... "É o nome do Mário!" espontaneamente, durante a chamadinha de rotina.
4. Trabalhando a escrita do nome, identificação das letras do nome em revistas, recorte, colagem e contagem de vogais e consoantes do mesmo:
5. Atividade para trabalhar a letra inicial do nome e a identificação do som da letra inicial através da comparação com o som inicial de outros objetos, pessoas etc.
6. Atividade com a escrita do nome, auto-retrato e ilustração da família. Excelente momento para conversar na rodinha sobre as famílias: com quem ele vive, quantos irmãos, pai, mãe, preferências, gostos pessoais etc. Lembre-se de deixá-los falar, escute o que o aluno tem a dizer atentamente e demonstrando interesse real. Somente assim também eles conseguirão dsenvolver conceitos de boas maneiras e convivência, aguardar a sua vez de falar, escutar o outro atentamente etc. pois no início, esta ainda é uma tarefa difícil, ele quer falar o tempo inteiro, então estas atividades de interação e diálogo são muito importantes!
SUGESTÃO PARA A RODA DE LEITURA:
NOME DE GENTE
Pedro Bandeira
Por que é que eu me chamo isso
e não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
não se chama crocodilo?
Eu não gosto do meu nome,
não fui eu quem escolheu.
Porque se metem
com um nome que é só meu!
O nenê que vai nascer
vai chamar como o padrinho
vai chamar como o vovô,
mas ninguém vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
se eu escolhesse o nome dele!
Quando eu tiver um filho
não vou por nome nenhum!
Quando ele for grande
ele que procure um!
Outras sugestões:
Crachás com os nomes em local visível;
Uso diário dos crachás na chamadinha;
Jogo da memória dos nomes da turma;
Montagem cômica: recortar em revistas partes e compor a si mesmo;
Falar sobre si mesmo e sobre sua família na rodinha;
Uso das letras móveis para montagem de seu nome e dos amigos;
visualização constante do alfabeto e possibilidade de identificar a letra inicial de seu nome fartamente em cartazes;
Recorte e colagem de figuras que comecem com a letra do nome;
creditos: Espaço Educar