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PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - BRINCANDO E APRENDENDO COM BAMBOLÊS









OBJETIVOS:

  • Ter uma noção de como surgiu os bambolês.
  • Estimular a concentração, atenção, observação, agilidade.
  •  Desenvolver a  lateralidade, noções de espaço, distância, quantidade e direção.
  • Ampliar o grafismo e as relações espaciais.



  •  AGUÇANDO  A CURIOSIDADE : Distribuir  bambolês para que as crianças explorem livremente o material. Em seguida organizá-las em rodinha (se possível cada qual sentado dentro de um bambolê), aguçar a curiosidade das mesmas com perguntas tipo: Qual a forma do bambolê? Como será que surgiu o bambolê? Será que faz tempo que criaram o bambolê?, etc. Conversar sobre como surgiu esse brinquedo. Complementar: Por se tratar de simples aros de plástico, os bambolês se adaptam muito bem a outras brincadeiras. Por isso nesses dias faremos várias atividades e brincadeiras utilizando bambolês.
 
Os primeiros bambolês foram criados há mais de 3 mil anos pelos egípcios. Feitos de fios de parreira, o pé de uva, esses objetos eram utilizados por artistas em apresentações de dança.
Já em 1958, os americanos Richard Knerr e Arthur Melin, donos de uma loja de brinquedos, conheceram estudantes de ginástica australianos que se divertiam girando círculos feitos de bambu na cintura.
Foi então que os americanos tiveram a ideia de transformá-lo em brinquedo. Mas como? Se eles fizessem de plantas, iriam estragar facilmente. A solução foi trocar os bambus por plástico colorido. E assim nasceu o nosso bambolê.

Nos EUA ele é conhecido como “Hula Hoop”, mas não é só lá que ele é queridinho. Na Inglaterra, o gosto pelo brinquedo é grande, mas com certo cuidado. É que na terra da rainha o bambolê é feito de madeira ou metal, o que o torna perigoso. Por isso, os ingleses apelidaram o brinquedo de aro mortal.

Mas aqui no Brasil a história é diferente. O bambolê é seguro, divertido e, além disso, é uma brincadeira saudável!   Fonte: http://blog.mundodositio.globo.com





  •  Vídeo: Apresentar  um vídeo para que as crianças possar apreciar e observar os movimentos feitos com bambolês







  • Circuito de percurso usando somente bambolês:  Montar um circuíto usando   vários bambolês coloridos. Propor que ao pular dentro do bambolê a criança tente dizer a cor do mesmo . OBS: conforme a faixa etária da criança colocar apenas três cores primárias.

  • Ensinado quantidade: Distribuir  5 bambolês pelo chão, dentro de cada bambolê haverá uma ficha numerada  de 1 ao 5 . Num canto a parte, espalhar vários objetos (brinquedos, blocos lógicos, legos, etc.) . Ao comando do professor a criança deverá pegar a quantidade de  objetos solicitados e colocar  dentro do  bambolê com o devido numeral.  (  Ex: Fulano, pegue dois  carrinhos e coloque dentro do bambolê que contenha o numeral 2). Observação: variar formas, cores, tamanhos, etc.

  •  APRENDENDO AS VOGAIS: Distribuir cinco  bambolês ao chão, um ao lado do outro,  dentro de cada um   deverá conter  uma vogal  escrita em caixa alta.  Em cima de uma mesa colocar várias vogais espalhadas. Dentro de uma caixinha colocar várias palavras escritas em caixa alta e com uma das vogais circulada. A criança escolhe uma palavra, tenta dizer  o nome da vogal circulada e   após dirigi-se até a mesa  pega essa vogal  e colocá dentro no devido bambolê. 






  • Toca do coelho: Quando a professora der o sinal, as crianças devem correr para trocar de “toca” (até mesmo a criança que estava sem bambolê), sempre formando pares dentro dos bambolês. Organize o grupo em número ímpar de crianças, de modo que sobre sempre um aluno em todas as rodadas.Para trabalhar concretamente a ideia de dentro e fora, brinque com os alunos de toca do coelho. Distribua bambolês no chão do pátio ou da quadra da escola. Dentro de cada um devem ficar dois alunos, enquanto apenas um deve ser escolhido para ficar do lado de fora, sem bambolê.Se não houver uma quantidade muito grande de alunos, a brincadeira pode ser realizada com apenas uma criança em cada toca. Neste caso, o jogo se inicia com todos do lado de fora. http://www.editoradobrasil.com.br




  • Pulando para dentro e para fora do bambolê: Disponibilize um bambolê para cada criança.Continue a falar as palavras “dentro” ou “fora”, em intervalos cada vez mais curtos, de maneira aleatória. A cada mudança de palavra, os alunos devem obedecer e saltar. Aqueles que erram saem da brincadeira ou se sentam dentro da toca até a próxima rodada.Informe em voz alta o lugar para onde todos devem saltar. Quando falar a palavra “dentro”, eles devem pular para dentro do bambolê. Quando falar a palavra “fora”, devem pular para fora do bambolê. Quando sobrar apenas um aluno, ele será declarado vencedor e será o próximo a dizer “dentro” e “fora” na rodada seguinte. http://www.editoradobrasil.com.br


  • Dança do bambolê: para cada criança, haverá um bambolê no chão e, ao som de músicas, elas dançarão livremente pela quadra. Quando a professora parar a música, as crianças devem entrar no bambolê. A cada nova rodada, a professora tira um bambolê da brincadeira e, quando a música parar novamente, a criança que ficou sem bambolê deve entrar em outro bambolê, mesmo que já esteja ocupado. A brincadeira será finalizada quando sobrarem três bambolês no chão, para evitar que as crianças se apertem demais e acabem se machucando.   http://revistaguiainfantil.uol.com.br/


  • Desenhando dentro do bambolê: escolher um pátio /área, espalhar bambolês e distribuir giz para que as criança desenhe livremente dentro do bambolê.