Saiba o que ler para os pequenos do berçário e do maternal, que tom de voz usar e outras dicas
Por Robson A. Santos*
Objetivos:
★ Estimular o professor a ler para bebês
★ Orientar sobre a escolha de textos, a pronúncia das palavras e os movimentos do corpo na atividade de contação de histórias para o berçário e o maternal.
Os bebês também gostam de ouvir histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. A seguir, algumas respostas essenciais.
"Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar."
*Robson A. Santos é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, educador brincante, pedagogo, folclorista, escritor e contador de histórias. Contato: professorrobson@uol.com.br
Cuidados básicos
Ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem, tais como:
★ usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz;
★ não fazer movimentos bruscos com o corpo;
★ utilizar canções suaves, como os acalantos;
★ se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
★ evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
★ associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
★ ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
★ toque a criança com carinho e cuidado.
Parlendas e contos mínimos
Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.
Rei e rainha
Essa é a história do rei e da rainha Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.
Dica!
Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.
Objetivos:
★ Estimular o professor a ler para bebês
★ Orientar sobre a escolha de textos, a pronúncia das palavras e os movimentos do corpo na atividade de contação de histórias para o berçário e o maternal.
Os bebês também gostam de ouvir histórias e prestam muita atenção aos movimentos, tom de voz e sons usados pelo contador em suas narrativas. Além disso, as histórias ajudam no desenvolvimento da linguagem dos pequenos e na criação de vínculos entre eles e o professor. Por tais razões, atividades de leitura devem fazer parte da rotina de creches e de escolas de Educação Infantil. Mas o que ler para os bebês? E em quais momentos? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça do educador de berçário e maternal. A seguir, algumas respostas essenciais.
"Ao ouvir as palavras durante a contação de história e tentar pronunciá-las, os bebês também desenvolvem sua linguagem, mesmo que ainda não saibam falar."
*Robson A. Santos é mestre em Educação, Arte e História da Cultura, educador brincante, pedagogo, folclorista, escritor e contador de histórias. Contato: professorrobson@uol.com.br
Cuidados básicos
Ao contar histórias para bebês, é importante tomar algumas medidas para que eles não se assustem e chorem, tais como:
★ usar tom de voz suave, evitando gritos ou alterações bruscas de voz;
★ não fazer movimentos bruscos com o corpo;
★ utilizar canções suaves, como os acalantos;
★ se inserir objetos na contação de história, optar por elementos simples e coloridos (lenços, bolas etc.);
★ evitar narrativas longas. Em vez disso, optar por cantigas, parlendas e contos mínimos;
★ associar a contação com a hora do sono, pois histórias acalmam os bebês e os ajudam a dormir;
★ ao usar livros, opte por obras com figuras grandes e coloridas, que estimulam a percepção visual;
★ toque a criança com carinho e cuidado.
Algumas sugestões para declamar para as crianças, com dicas de como brincar.
Rei e rainha
Essa é a história do rei e da rainha Ela queria fazer um bolo, mas não tinha farinha.
Dica!
Ao contar este conto mínimo, faça os gestos da rainha batendo a massa de um bolo.
Cadê o toucinho?
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.
Dica!
Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Está no mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Está amassando o trigo.
Cadê o trigo?
A galinha ciscou.
Cadê a galinha?
Está botando o ovo.
Cadê o ovo?
O padre comeu.
Cadê o padre?
Está rezando missa.
Onde é a missa?
Por aqui, por aqui
No altar.
Dica!
Comece esta parlenda fazendo movimentos bem suaves na mãozinha da criança e vá subindo pelo braço. Na hora do "por aqui, por aqui, no altar", chega-se até a axila da criança fazendo cócegas nela.
Serra, serra
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô
Dica!
Coloque a criança no colo e segure em seus bracinhos fazendo o movimento de vaivém da serra enquanto cantarola a parlenda.
Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô.
Serra, serra, serrador
serra o papo do vovô
Dica!
Coloque a criança no colo e segure em seus bracinhos fazendo o movimento de vaivém da serra enquanto cantarola a parlenda.
Janela, janelinha
Janela, janelinha
Janela, janelinha
porta, campainha
pééé...
Dica!
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).
Ao falar "janela, janelinha", apoie (levemente) os dedos em cada uma das pálpebras da criança. Quando falar "porta", aponte a boca. O nariz é a campainha que, quando tocada, deve fazer o seu som (pééé).