Objetivos:
- Classificar os animais em dois grupos: selvagens e domésticos. .
- Identificar as características de cada animal.
Sugestões de atividades
- Conversar com as crianças e permita-lhes que falem sobre os animais que criam em casa e o que costumam fazer para cuidar deles. Explique-lhes que os animais vivem em casa são classificados como domésticos.
- Confeccione um cartaz, junto com a turma, com gravuras de diversos animais domésticos.
- Comente com as crianças que alguns animais são classificados como selvagens e vivem em zoológicos, nas florestas, etc. Permita que elas relatem experiências contando onde possivelmente tenham visto alguma vez esse tipo de animal.
- Leve as crianças para um passeio no zoológico para que elas tenham oportunidade de conhecer animais selvagens, ou apresente-lhes gravuras desse tipo de animal.
- Conte histórias às crianças em que apareçam animais e peça-lhes que classifiquem em domésticos ou selvagens.
- Incentive as crianças a reproduzir a voz de animais. Depois, peça a cada criança que imite a voz de seu animal para a turma descobrir qual é o nome do animal que ela imitou.
- Crie, junto com a turma, histórias coletivas com fantoches .
- Cante músicas que propicie fazer mímicas dos animais
LÁ VEM O SEU NOÉ
COMANDANDO O BATALHÃO
MACACO VEM SENTADO
NA CORCUNDA DO LEÃO
O GATO FAZ MIAU.. MIAU… MIAU… MIAU
O CACHORRO FAZ AU… AU… AU… AU…
E O GALO GUARNIZÉ FAZ QUERÉ, QUERÉ, QUÉ, QUÉ.
TUDO É MUITO ANIMADO
NA ARCA DO SEU NOÉ
MÚSICA: MARCHA SOLDADOFONTE: MANUAL DO PROFESSOR