Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - MAIOR / MENOR











Objetivos:
  • Trabalhar o conceito de maior e menor
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
  • Aprimorar a capacidade de fazer discriminação visual 


1. Incentive os alunos a observarem os dedos das mãos, brincando de dar nomes aos dedos com a parlenda: Dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolo e mata piolho. Depois, pergunte aos alunos: “Qual dedos de sua mão você acha pequeno? Levante o dedo para mostrar”. Na sequencia, distribua uma folha com o contorno de uma mão para cada aluno. Solicite: “Pinte de vermelho o dedo maior” . Em uma folha escreva em vermelho DEDO MAIOR. E use uma seta para indica o dedo pintado. A seguir solicite: ”Pinte de azul o dedo menor”. Em outra folha e use uma seta para indicar o dedo pintado.
Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal como registro da atividade. Explore outras parlendas ou brincadeiras que usem as mãos.

2. As crianças costumam brincar de calçar os chinelos ou sapatos dos pais. Provavelmente já descobriram que os sapatos dos pais são maiores que os delas. É importante propor atividades que reforcem a habilidade de comparar os tamanhos dos pés e de fazer estimativas pela simples observação.

a) Disponha os alunos em roda e fale “Vamos fazer uma brincadeira com os nossos pés: “Quem da sua família tem o pé maior que o seu?” : “Alguém de sua família tem o pé menor que o seu? (um irmão, ou irmã menor)”; “Como fazemos para saber quem tem o pé maior? E o pé menor?”

b) Chame dois alunos para o meio da roda e peça que cada um coloque o pé ao lado do pé do outro. “Quem tem o pé maior: Júlio ou Alice?

c) Chame outros dois alunos para o centro da roda e pergunte: “Aqui está José. Quem tem o pé menor que o dele?; “Aqui está Silvia. Quem tem o pé maior que o dela?”.

d) Peça aos alunos que tragam de casa o contorno do pé em uma folha de papel.

e) Ajude-os a comparar os desenhos para descobrir quem da classe tem o maior pé e quem tem o menor pé.

f) Na folha com o contorno menor escreva PÉ MENOR; na outra folha, com o contorno maior, escreva MAIOR. Fixe as folhas em um mural ou pendure-as em um varal para registro da atividade.


Fonte: Livro: Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil - Matemática