Search box

TEATRO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - A IMPORTÂNCIA DO LÁPIS.







Este teatro tem como objetivos:

  • Transmitir conceitos de grandeza e dimensão dos objetos: pequeno grande; longe, perto; grosso, fino, etc.
  • Ensinar as cores.
  • Salientar o valor do lápis.
Recurso visual: Um fantoche de lápis grosso e azul (lápis grande), um fantoche de lápis fino e vermelho (lápis pequeno.



Introdução: Entram em cena dois lápis (pequeno e grande) chegando ao mesmo tempo.
Lápis Pequeno: Bom dia Lápis Grande. Como você é bonito!
Lápis Grande: Bom dia  Lápis Pequeno. Obrigado! Minha beleza é por causa da minha cor: a cor do céu, do mar.. Eu me chamo Lápis Azul.
Lápis Pequeno: É uma cor linda! Você é bem gordinho também. Olhando bem, você é bem grosso (Ficar observando o Lápis Azul).
Lápis Grande: É verdade! Mas você também tem uma cor tão bonita!
Lápis Pequeno: É que tenho a cor de frutas gostosas como: maçã, o morango, a melancia...
Lápis Grande: É pena que você seja tão fino! Você vai acabar muito depressa! Mas as crianças gostam muito de você ! (Observar o Lápis Vermelho e dar movimento ao fantoche).
Lápis Pequeno: como você é gentil! É tão bom saber que as crianças gostam de mim! Como é bom ser útil nas mãos das crianças. Assim ajudo a colorir desenhos, a fazer os exercícios...
Lápis Grande: É pena que algumas crianças não se importem muito conosco. Até nos colocam na boca, nos destruindo.
Lápis Pequeno: Ah! lápis Azul! Sabe, um dia elas vão aprender que nós, os lápis, somos feitos para escrever, desenhar, colorir. E não para mastigar, nem chupar. Afinal, não somos balas!
Lápis Grande: Epa, Lápis Vermelho! (Girar para um lado e para outro). As crianças estão nos procurando no estojo. Vamos correr! Estão precisando de nós. Vamos lá?
Lápis Pequeno: Iupii! Vamos Lápis Azul! Vamos ao trabalho escolar.
Final: Os lápis Pequeno e Grande saem afobados dizendo:
Vamos! Vamos... Tchau, crianças!

  Fonte: O Maravilhoso Mundo dos Fantoches (Mirli Cecílio de Oliveira)