A primavera é um período marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com flores das mais variadas cores e formas e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Desperta em nós a sensibilidade de observar e admirar e nos conscientiza da necessidade de preservar mais e mais a natureza.
Conteúdos:
- Gênero Textual Poético e Informativo.
- Diferentes espécies de plantas.
- Desenho livre
- Composição visual bidimensional.
- Cores
- Propriedades do som (intensidade, altura, timbre)
- Brincadeiras de dramatização.
- Jogos Ritmícos.
- Formas geométricas
- Números e símbolos
- Contagem
Objetivos:
Primavera
- Conhecer uma das quatro estações do ano: primavera.
- Realizar atividades relacionadas com a primavera.
- Despertar o interesse por poemas e pela arte.
- Desenvolver a oralidade.
- Trabalhar a coordenação motora, a percepção auditiva e visual.
- Desenvolver habilidasdes sociais e representativas ou de dramatizações.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Contornar a figura através das perfurações.
- Desenvolver a coordenação viso-motora.
- Confeccionar flores utilizando formas geométricas.
- Estimular à capacidade de concentração.
- Reconhecer e fazer contagens de numerais.
- Promover a socialização.
Desenvolvimento:
- Recitar com as crianças uma poesia relacionada com a primavera. (Se for possível, ornamentar a sala de aula com vários tipos de flores antes da chegada das crianças.)
Começou a primavera
Cheirinho de jasmim...
Da janela eu vou olhar
As flores do meu jardim.
As borboletas multicores
Voam de flor em flor.
Agradecendo tanta beleza
A Deus Nosso Senhor.
Vamos juntos agradecer
Ao Deus Criador.
Pois tantas coisas Ele fez
E o mundo enfeitou.
(Educação Artística noCotidiano Escolar)
- Brincar de Dramatizar a poesia com dedoches de flores e de borboletas. (moldes abaixo)
- Roda de conversa: Ler um texto informativo sobre a primavera e suas características. Dialogar sobre esta estação, estimulando as crianças a responderem e a fazerem questionamentos sobre o assunto.
- Confeccionar máscara de flores, deixando que as crianças soltem a criatividade e enfeitem como quiserem, seja colorindo ou pintando. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/09/mascara-de-flores.html
- Cantar canções relacionadas com a primavera, fazendo uso das máscaras de flores e explorando intensidade, altura, timbre. http://www.4shared.com/get/c_WMG8OXce/21_-_A_PRIMAVERA__1_.html
- Proporcionar passeio a um jardim ou uma floricultura para que as crianças observem as variedades de plantas, suas características, cores, etc.
- Registrar o passeio através de desenhos.
- Contar a historia "O girassol solitário", conversar sobre a amizade para que as crianças compreendam o valor de se ter amigos. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/09/o-girassol-solitario.html
- Confeccionar um girassol com o carimbo das mãos das crianças. (ver modelo abaixo)
- Montar uma caixa com flores em papel ou e.v.a de várias cores. Em uma mesa colocar números impressos de 1 a 5. A criança deverá ir até a caixa, pegar as flores na quantidade e cor sugerida pela professora e em seguida colocar em cima do devido numeral. Ex: Maria, por gentileza, vá até a caixa e pegue duas flores vermelhas e leve até ao devido numeral
- Distribuir flores em e.v.a. perfuradas no contorno para que as crianças façam alinhavos usando barbantes com as pontas envolvidas em cola plástica ou durex, de forma que estejam endurecidas e facilitem o trabalho. (ver modelo abaixo).
- Dinâmica: Fazer uma ramalhete de flores de papel crepom e dá-la a uma das crianças. Com as crianças em roda, sentadas no chão, pedir para que a criança que está com o ramalhete caminhe ao redor da rodae coloque as flores atrás de outra que está sentada. Esta deverá pegar o ramalhete e correr atrás daquela que o colocou antes que a primeira ocupe o seu lugar. Assim que o amigo sentar, deverá colocar o ramalhete atrás de outro colega. Lembrar as crianças que poderão correr contornando a roda num mesmo sentido. (Fonte:Alfabetizando através da música).
- Confeccionar viseira de flores, deixando que as crianças soltem a criatividade e enfeitem suas viseiras como quiserem, seja pintando, colorindo, ou usando outras técnicas.
- Distribuir peças de blocos lógicos e explorar as formas, cor, tamanho, espessura, etc. Após distribuir círculos e quadrados recortadas em cartolina ou e.v.a de diversas cores cores para que as crianças colem e formem flores. (modelo abaixo) .
- Dramatizar a peça "A Margaridinha Branca" para as demais turmas. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/09/sugestao-de-teatro-para-primavera.html
- Presentear cada criança com uma flor confeccionada com balão canudo. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/10/flor-com-balao-canudo-passo-passo.html
Sugestões de Recursos
Dedoches de flores
http://zangemarujo.blogspot.com.br |
Dedoche de borboleta
http://lucianabolinhadesabao.blogspot.com.br |
Margarida com o carimbo das mãos
At plen
FIGURA PARA ALINHAVO
VISEIRA
FLORES COM FORMAS GEOMÉTRICAS