Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - PRIMAVERA













A primavera  é um período marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com flores das mais variadas cores e formas e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Desperta em nós a sensibilidade de observar e admirar e nos conscientiza da necessidade de preservar mais e mais a natureza.



  Conteúdos:
  • Gênero Textual Poético e Informativo.
  • Diferentes espécies de plantas.
  • Desenho livre
  • Composição visual bidimensional.
  • Cores
  • Propriedades do som (intensidade, altura, timbre)
  • Brincadeiras de dramatização.
  • Jogos Ritmícos.
  • Formas geométricas
  • Números e símbolos
  • Contagem

Objetivos:
  • Conhecer uma das quatro estações do ano: primavera.
  • Realizar atividades relacionadas com a primavera.
  • Despertar o interesse por poemas e pela arte. 
  • Desenvolver a oralidade. 
  • Trabalhar a coordenação motora, a percepção auditiva e visual. 
  • Desenvolver habilidasdes sociais e representativas ou de dramatizações. 
  • Estimular a criatividade e a imaginação.
  • Contornar a figura através das perfurações. 
  • Desenvolver a coordenação viso-motora. 
  • Confeccionar flores utilizando formas geométricas.
  • Estimular à capacidade de concentração.
  • Reconhecer e fazer contagens de numerais.
  • Promover a socialização.


Desenvolvimento:
  • Recitar com as crianças uma poesia relacionada com a primavera. (Se for possível, ornamentar a sala de aula  com vários tipos de flores antes da chegada das crianças.)
Primavera

Começou a primavera
Cheirinho de jasmim...
Da janela eu vou olhar
As flores do meu jardim.

As borboletas multicores
Voam de flor em flor.
Agradecendo tanta beleza
A Deus Nosso Senhor.

Vamos juntos agradecer 
Ao Deus Criador.
Pois tantas coisas Ele fez
E o mundo enfeitou.
(Educação Artística noCotidiano Escolar)


  •  Brincar de Dramatizar a poesia com dedoches de flores e de borboletas.  (moldes abaixo) 
  • Roda de conversa:  Ler um texto informativo sobre  a primavera e suas características. Dialogar sobre esta estação, estimulando as crianças a responderem   e a  fazerem questionamentos sobre o assunto.
           
  • Proporcionar  passeio a um jardim  ou uma floricultura para que as crianças observem as variedades de plantas, suas características,  cores, etc.
  • Registrar o passeio através de desenhos.
  • Confeccionar  um girassol com o carimbo das mãos das crianças.  (ver modelo abaixo) 
  • Montar uma caixa com flores em papel ou e.v.a de várias cores. Em uma mesa colocar números impressos de 1 a 5. A criança deverá ir até a caixa, pegar as flores na quantidade e cor sugerida pela professora e em seguida colocar em cima do devido numeral. Ex: Maria, por gentileza, vá até a caixa e pegue duas flores vermelhas e leve até ao devido numeral
    • Distribuir   flores em e.v.a. perfuradas no contorno para que as crianças façam alinhavos usando barbantes com as pontas envolvidas em cola plástica ou durex, de forma que estejam endurecidas e facilitem o trabalho.  (ver modelo abaixo). 
    • Dinâmica: Fazer uma ramalhete de flores de papel crepom e dá-la a uma das crianças. Com as crianças em roda, sentadas no chão, pedir para que a criança que está com o ramalhete caminhe ao redor da rodae coloque as flores atrás de outra que está sentada. Esta deverá pegar o ramalhete e correr atrás daquela que o colocou antes que a primeira ocupe o seu lugar. Assim que o amigo sentar, deverá colocar o ramalhete atrás de outro colega. Lembrar as crianças que poderão correr contornando a roda num mesmo sentido.   (Fonte:Alfabetizando através da música).
    • Confeccionar viseira de flores, deixando que as crianças soltem a criatividade e enfeitem suas viseiras como quiserem, seja pintando, colorindo, ou usando outras técnicas.
    • Distribuir peças de blocos lógicos e explorar as formas, cor, tamanho, espessura, etc. Após distribuir círculos e quadrados recortadas em cartolina ou e.v.a de diversas cores cores para que as crianças colem e  formem flores. (modelo abaixo) .


    Sugestões de Recursos


    Dedoches de flores



    http://zangemarujo.blogspot.com.br





    Dedoche de borboleta

    http://lucianabolinhadesabao.blogspot.com.br






    Margarida com o carimbo das mãos

    At plen

    FIGURA PARA ALINHAVO


                                                    


    VISEIRA


    FLORES COM FORMAS GEOMÉTRICAS

    Elaborado por Maria Inês Alexandre Wroblewski
    http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br