Conteúdos:
- Linguagem Oral
- Linguagem Corporal
- Linguagem matemática
- Arte
Objetivos:
- Identificar e nomear as cores primárias.
- Selecionar objetos classificando cores.
- Desenvolver o raciocínio lógico,a expressão oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem da pintura e da construção.
Procedimentos:
- Roda de Conversa: Ler a poesia “As cores” (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2013/12/poesias-as-cores.html) , dando pausa para que as crianças observem e descrevam as imagens apresentadas em cada trecho da poesia. Comentar que existem muitas cores diferentes e elas estão presentes no nosso dia a dia: nas roupas que vestimos, nas flores, nos alimentos que comemos, etc. (incentivar que citem mais coisas). Enfatizar que o mais incrível é que todas essas cores são feitas com a mistura de apenas três: amarelo, azul e vermelho – as chamadas cores primárias (mostrar cartões com as cores primárias).
Conhecendo a cor amarela:
- Decorar a sala de aula com balões amarelos ou outros motivos amarelos.
- Fixar na porta de entrada da sala um bambolê amarelo, As crianças deverão entrar e sair passando por dentro do bambolê. Combinar com eles que todas as vezes que passarem deverão pelo bambolê deverão dizer a palavrinha mágica “amarelo”.
- Produzir com as crianças máscaras de Sol(http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/sugestoes-de-mascara-de-sol.html) , usando a cor amarela. Brincar de “corrida dos soiszinhos”: Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os soiszinhos colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida saem saltitando em direção á meta. Ganha quem chegar primeiro.
- Organizar um passeio pela escola para que observem objetos com cores amarelas. De volta à sala de aula, em roda de conversa, solicitar que citem os objetos observados. Registrar o nome desses objetos no quadro e realizar com as crianças a contagem oral.
- Cantar a canção “Meu pintinho amarelinho” e após distribuir o desenho impresso de um pintinho para colorirem de amarelo.
- Como lanche, servir bananas para que observem a cor amarela da fruta.
- Presentear as criança com um solzinho ou pintinho feito em E.V.A.
Conhecendo a cor azul
- Decorar a sala de aula com balões azuis ou outros motivos azuis.
- Iniciar contando “Uma história de cores” (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/01/uma-historia-de-cores.html) para que as crianças observem a cor azul presente na história.
- Apresentar gravuras na cor azul para que digam que objeto é e para que serve.
- Escrever a palavra “AZUL” no quadro para que as crianças tentem identificar as vogais presentes na palavra.
- Distribuir revistas e livros usados para que identifiquem e recortem figuras na cor azul.
- Misturar vários lápis azuis com outras cores, solicitar que separem somente os lápis azuis. Após, distribuir tampinhas coloridas e solicitar que separem as de cores azuis, distribuir ainda outros objetos para que separem as de cores azuis (palitos de sorvetes, canudinhos, carrinhos, gravuras,etc.)
- Hora do lanche: gelatina azul.
- Encerrar preseteando as crianças com pirulitos do Patati Patatá que deixam a língua azul (as crianças vão amar!!!).
Conhecendo a cor vermelha
- Decorar a sala de aula com balões vermelhos ou outros motivos vermelhos.
- Contar a história do “Chapeuzinho Vermelho”, fazendo uso de fantoches e dando ênfase na roupa vermelha de Chapeuzinho. Após, deixar que as crianças brinquem de dramatizar a história.
- Colocar vários bambolês vermelhos no chão em um espaço amplo. O número de bambolês deve ser sempre um a menos do que o número de crianças. Bem distante do espaço onde os bambolês estão, as crianças, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, a professora grita: ”vermelho”e todos soltam as mãos, correm e sentam em um bambolê. Quem não conseguir, é eliminado e tira-se um bambolê. Ganha quem sentar no último bambolê.
- Distribuir massinha vermelha para modelem objetos vermelhos (corações, flores, bola, etc.).
- Lanche: deliciosas maçãs vermelhas para que observem a cor vermelha da fruta.
- Presentear as crianças com um coração de bexiga palito vermelha (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/coracao-de-balao-canudo-passo-passo.html) .
Relembrando as três cores
- Decorar a sala de aula com balões amarelos, azuis e vermelhos ou outros motivos nessas cores.
- Contar a história “Bom dia todas as cores!” de Ruth Rocha (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/bom-dia-todas-as-cores-historia-infantil.html).
- Colocar várias fichas nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul) em um pote ou saco de TNT. As criança deverão pegar um cartão sem olhar, tentar dizer o nome da cor e em seguida procurar objetos em sua volta que contenha a mesma cor do cartão.
- Corrida das cores: Dividir os alunos em quatro ou mais equipes. Num espaço amplo organizar sequências de cores primárias usando em cada sequência cinco ou mais bambolês. Ex: Primeira sequência: amarelo, azul, amarelo, azul, vermelho. segunda sequência: vermelho, azul, amrelo, vermelho, amarelo. terceira sequencia : azul, amarelo, vermelho, azul. Quarta sequência: azul, azul, amarelo, vermelho. confecionar um dado com as cores primárias (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/01/dado-das-cores-primarias.html). Jogar o dado das cores primárias. as crianças deverão pular de um bambolê para outro somente quando cair sua cor no dado. o que chegar primeiro será campeão.
- Distribuir palitos de sorvete amarelos azuis e vermelhos para que as crianças brinquem de criar figuras. Após solicitar que separem os palitos por cores.
- Brincar de elefantinho colorido: Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante. - Montar garrafinhas com as cores primárias (água e corante ou cola colorida) e brincar de boliche.
- Levar as crianças a um espaço fora da sala de aula e distribuir cartolinas brancas e tintas nas cores primárias para que soltem a imaginação e criem obras de arte!
- Lanche: gelatinas coloridas com as cores primárias.
- Distribuir desenhos impressos para colorirem com as cores primárias.
- Presentear cada criança com um balão amarelo, azul e vermelho.
Elaborado por Maria Inês Alexandre Wroblewski