Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - ENSINANDO AOS PEQUENOS AS CORES PRIMÁRIAS








download (1)

Conteúdos:


  • Linguagem Oral
  • Linguagem Corporal 
  • Linguagem matemática 
  • Arte

 Objetivos:

  • Identificar e nomear as cores primárias.
  • Selecionar objetos classificando cores. 
  • Desenvolver o raciocínio lógico,a expressão oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem da pintura e da construção. 

Procedimentos:

  • Roda de Conversa: Ler a poesia “As cores” (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2013/12/poesias-as-cores.html) , dando pausa para que as crianças  observem e descrevam as imagens apresentadas em cada trecho da poesia.   Comentar que existem muitas cores diferentes e elas estão presentes no  nosso dia a dia: nas roupas que vestimos, nas flores, nos alimentos que comemos, etc. (incentivar  que citem mais coisas).  Enfatizar    que o  mais incrível é que todas essas cores  são feitas com a mistura de apenas três:  amarelo, azul  e vermelho – as   chamadas cores  primárias     (mostrar cartões  com as cores primárias).
Conhecendo a cor amarela:

  • Decorar a sala de aula com balões amarelos ou outros motivos amarelos.
  • Fixar na porta de entrada da sala  um bambolê amarelo,   As crianças deverão  entrar e sair passando por dentro do bambolê. Combinar com eles que todas as vezes que passarem deverão pelo bambolê deverão dizer a palavrinha mágica “amarelo”.
  • Produzir com as crianças máscaras de Sol(http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/sugestoes-de-mascara-de-sol.html) , usando a cor amarela.  Brincar de “corrida dos  soiszinhos”: Estabelece-se o percurso no chão com uma linha de partida e uma de chegada. Todos os soiszinhos colocam-se atrás da linha de partida. Ao sinal de partida saem saltitando   em direção á meta. Ganha quem chegar primeiro.
  • Organizar um passeio  pela escola para que observem objetos com cores amarelas. De volta à sala de aula, em  roda de conversa, solicitar  que citem os objetos  observados. Registrar o nome desses objetos no quadro e  realizar com as crianças  a contagem oral.
  • Cantar a canção “Meu pintinho amarelinho” e após distribuir o desenho impresso de um pintinho para colorirem de amarelo.
  • Como lanche, servir bananas para que observem a cor amarela da fruta.
  • Presentear as criança com um solzinho ou pintinho feito em E.V.A.

Conhecendo a cor azul
  • Decorar a sala de aula com balões azuis ou outros motivos azuis.
  • Iniciar contando   “Uma história de cores”  (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/01/uma-historia-de-cores.html) para que as crianças observem a cor azul presente na história.
  • Apresentar gravuras na cor azul para que digam que objeto é e para que serve.
  • Escrever   a palavra “AZUL” no quadro para que as crianças tentem identificar as vogais presentes na palavra.
  • Distribuir revistas e livros usados para que identifiquem e recortem figuras na cor azul.
  • Misturar vários lápis azuis com outras cores, solicitar que  separem somente os lápis azuis. Após, distribuir tampinhas coloridas e solicitar que separem as de cores azuis, distribuir ainda outros objetos para que separem as de cores azuis (palitos de sorvetes, canudinhos, carrinhos, gravuras,etc.)
  • Hora do lanche: gelatina azul.
  • Encerrar preseteando as crianças com  pirulitos do Patati Patatá que deixam a língua azul (as crianças vão amar!!!).


Conhecendo a cor vermelha
  • Decorar a sala de aula com balões vermelhos ou outros motivos vermelhos.
  • Contar a história do “Chapeuzinho Vermelho”, fazendo uso de fantoches e dando ênfase na roupa vermelha de Chapeuzinho.  Após, deixar que as crianças brinquem de dramatizar a história.
  • Colocar vários bambolês vermelhos  no chão  em um espaço amplo. O número de bambolês deve ser sempre um a menos do que o número de crianças. Bem distante do espaço onde os bambolês estão, as crianças, todos de mãos dadas, em roda, estarão rodando ao som de uma música animada. Quando a música parar, a professora grita: ”vermelho”e todos  soltam as mãos, correm e sentam em um bambolê. Quem não conseguir, é eliminado e tira-se um bambolê. Ganha quem sentar no último bambolê.
  • Distribuir massinha  vermelha para modelem  objetos vermelhos (corações, flores, bola, etc.).
  • Lanche:  deliciosas maçãs vermelhas  para que observem a cor vermelha da fruta.
  • Presentear as crianças com um coração de bexiga palito vermelha (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/coracao-de-balao-canudo-passo-passo.html) .


Relembrando as três  cores
  • Decorar a sala de aula com balões amarelos, azuis e vermelhos ou outros motivos nessas cores.
  • Contar a história “Bom dia todas as cores!” de Ruth Rocha (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/03/bom-dia-todas-as-cores-historia-infantil.html).
  • Colocar  várias fichas nas cores primárias (vermelho, amarelo e azul)   em um pote ou saco de TNT.  As criança deverão  pegar um cartão sem olhar,  tentar dizer o nome da cor e em seguida procurar objetos  em sua volta que contenha a mesma cor do cartão.
  • Corrida das cores: Dividir os alunos em quatro ou mais equipes. Num espaço amplo organizar sequências de cores  primárias  usando em cada sequência cinco ou mais  bambolês. Ex: Primeira sequência: amarelo, azul, amarelo, azul, vermelho. segunda sequência: vermelho, azul, amrelo, vermelho, amarelo. terceira sequencia : azul, amarelo, vermelho, azul.  Quarta sequência: azul, azul, amarelo, vermelho. confecionar um dado com as cores primárias (http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com.br/2014/01/dado-das-cores-primarias.html). Jogar o dado  das cores primárias. as crianças deverão pular de um bambolê para outro somente quando cair sua cor no dado. o que chegar primeiro será campeão.
  • Distribuir palitos de sorvete amarelos azuis e vermelhos para que as crianças brinquem de criar figuras. Após solicitar que separem os palitos por cores.
  • Brincar de elefantinho colorido: Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!”. Os outros respondem: “Que cor?”. O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.
    Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.
  • Montar garrafinhas com as cores  primárias (água e corante ou cola colorida) e brincar de boliche.
  • Levar as crianças a um espaço fora da sala de aula e distribuir cartolinas brancas e tintas nas cores primárias para que soltem a imaginação e criem obras de arte!
  • Lanche: gelatinas coloridas com as cores primárias.
  • Distribuir desenhos impressos para colorirem com  as cores primárias.
  • Presentear cada  criança com um balão amarelo, azul e vermelho.
         Elaborado por Maria Inês Alexandre Wroblewski