Search box

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAS GEOMÉTRICAS

















Objetivos:
  • Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo). 
  • Estimular a desinibição e o entrosamento entre as crianças.. 
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade. 
  • Realizar um desenho a partir de elementos dados. 
  • Identificar as formas geométricas planas ao realizar uma dobradura 
  • Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras. 
  • Memorizar e discriminar as sequencias, respeitando a ordem de sua apresentação. 
  • Desenvolver a oralidade.
    Área do Conhecimento:
    • Linguagem Matemática
    • Linguagem Oral
    • Linguagem Corporal
    • Arte
      Desenvolvimento:
      • Iniciar a aula distribuindo  blocos lógicos  e deixando que   as crianças manuseiem e brinquem livremente com as formas. Organizá-los em rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo). Apresentar uma forma  de cada vez  acompanhando com o dedo o contorno de cada uma. Orientar para que desenhem esse contorno com os dedos no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar? 


        • Colocar alguns blocos lógicos dentro de um saquinho. A criança de olhos vendados deverá retirar uma forma , apalpá-la e tentar adivinhar o nome dessa forma.



            • Desenhar no chão as figuras geométricas ( quadrado, triângulo, círculo e retangulo). Organizar as crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuir aos alunos recortes de imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., ou objetos concretos como: cadernos, porta retratos, dados, chapeu de palhaço, roda de carrinhos, borracha, etc. Os alunos deverão identificar a figura geométrica que pode ser associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhadas no chão.

              • Organizar as crianças em rodinha e combinar com eles os seguintes comandos:
              Círculo: Batem palma
              Quadrado:Batem os pés no chão
              Triangulo :Pulam
              Retangulo: se agacham
              A cada figura mostrada as crianças devem realizar os gestos combinado.A criança que erra sai da brincadeira e o último será o vencedor. A brincadeira continua enquanto houver motivação.



                •  Sequencia: Criar uma sequencia  com no minimo seis peças de blocos lógicos. Repetir a sequencia alterando a posição de duas peças. solicitar as crianças que arrumem a segunda sequencia para que fique igual à primeira.



                • Dobradura fácil (gato ou cachorro)
                Entregar a cada criança um quadrado e solicitar que tentem identificar a forma. Em seguida orientá-los para que façam as devidas dobraduras e em seguida completem os olhos, boca e focinho com lápis colorido e após terminado colem em seus cadernos.
                sugestões de dobraduras:
                http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/dobradura-cachorro.html
                http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/dobradura-gato.html


                •  Interferência na folha de papel: Entregar à criança uma folha de A4 contendo  uma forma geométrica desenhada . Pedir às crianças que elaborem seus desenhos a partir dessa interferência.
                Elaborado por Maria Inês Alexandre Wroblewski