Objetivos:
- Nomear e distinguir as formas geométricas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo).
- Estimular a desinibição e o entrosamento entre as crianças..
- Desenvolver o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a coordenação motora e a criatividade.
- Realizar um desenho a partir de elementos dados.
- Identificar as formas geométricas planas ao realizar uma dobradura
- Ampliar e desenvolver as habilidades físicas e motoras.
- Memorizar e discriminar as sequencias, respeitando a ordem de sua apresentação.
- Desenvolver a oralidade.
- Linguagem Matemática
- Linguagem Oral
- Linguagem Corporal
- Arte
- Iniciar a aula distribuindo blocos lógicos e deixando que as crianças manuseiem e brinquem livremente com as formas. Organizá-los em rodinha e conversar sobre as formas geométricas planas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo). Apresentar uma forma de cada vez acompanhando com o dedo o contorno de cada uma. Orientar para que desenhem esse contorno com os dedos no ar. Ex: Este é o contorno de um quadrado, vamos desenhar esse contorno com o dedo no ar?
- Colocar alguns blocos lógicos dentro de um saquinho. A criança de olhos vendados deverá retirar uma forma , apalpá-la e tentar adivinhar o nome dessa forma.
- Construir juntamente com as crianças um cartaz com os fantoches das formas geométricas. Fixá-lo num local visível e ao alcance de todos para possam explorá-lo, despertando assim, o interesse e a curiosidade pelas formas. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/11/fantoches-das-formas-geometricas-para.html
- Contar história relacionadas com formas geométricas.
Sugestões:
- “Brincadeiras de triângulos" http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/08/brincadeiras-de-triangulos.html
- "Um redondo pode ser quadrado?
- Desenhar no chão as figuras geométricas ( quadrado, triângulo, círculo e retangulo). Organizar as crianças ao redor dessas figuras. Em seguida, distribuir aos alunos recortes de imagens que se assemelhem a essas figuras geométricas, por exemplo: figura de relógio, janela, chapéu de bruxa, quadro negro, etc., ou objetos concretos como: cadernos, porta retratos, dados, chapeu de palhaço, roda de carrinhos, borracha, etc. Os alunos deverão identificar a figura geométrica que pode ser associada à imagem recebida e colocar no meio das devidas formas desenhadas no chão.
- Organizar as crianças em rodinha e combinar com eles os seguintes comandos:
Quadrado:Batem os pés no chão
Triangulo :Pulam
Retangulo: se agacham
A cada figura mostrada as crianças devem realizar os gestos combinado.A criança que erra sai da brincadeira e o último será o vencedor. A brincadeira continua enquanto houver motivação.
- Dado das formas: Preparar várias gravuras ou objetos de acordo com as formas geométricas expostas nas faces do dado. Cada criança joga o dado de formas. Então tenta dizer o nome da forma e mostra uma figura ou objeto que contenha essa forma. (molde do dado) http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/11/dado-de-formas.html
- Sequencia: Criar uma sequencia com no minimo seis peças de blocos lógicos. Repetir a sequencia alterando a posição de duas peças. solicitar as crianças que arrumem a segunda sequencia para que fique igual à primeira.
- Apresentar um vídeo de uma canção que fala sobre as formas geométricas. http://www.youtube.com/watis blocos logicoach?v=k8DfpDCLWVM. Primeiro deixar que as crianças apreciem, escutem e aprendam a canção. Depois confeccionar máscaras das formas geométricas e cantar várias vezes a canção fazendo uso dessas máscaras.Sugestões de máscaras das formas geométricas: http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/11/mascara-das-formas-geometricas.html
- Alinhavos: Distribuir formas geométricas (quadrado, retangulo, círculo e triangulo) com vários furos nas bordas para que as crianças realizem alinhavos com cadarços ou barbantes. http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/11/alinhavos-formas-geometricas-para.html
- Dobradura fácil (gato ou cachorro)
Entregar a cada criança um quadrado e solicitar que tentem identificar a forma. Em seguida orientá-los para que façam as devidas dobraduras e em seguida completem os olhos, boca e focinho com lápis colorido e após terminado colem em seus cadernos.
sugestões de dobraduras:http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/dobradura-cachorro.html
http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/dobradura-gato.html
Elaborado por Maria Inês Alexandre Wroblewski
http://mimoseencantodaeducacao.blogspot.com/2013/12/dobradura-gato.html
- Interferência na folha de papel: Entregar à criança uma folha de A4 contendo uma forma geométrica desenhada . Pedir às crianças que elaborem seus desenhos a partir dessa interferência.